WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mercado de alimentos congelados é conquistado com qualidade, preço e bom sistema de vendas

É interessante que a loja esteja localizada em áreas residenciais ou próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire os produtos a caminho deles

Uma alternativa de negócio é fornecer para outros comerciantes, colocando marca deles no rótulo.

Uma alternativa de negócio é fornecer para outros comerciantes, colocando marca deles no rótulo.

A vantagem da comida congelada é a comodidade e a variedade de pratos dos quais o consumidor pode usufruir. Esses produtos tem sempre ótima aceitação no mercado. Portanto, uma vez determinado quais são os mais consumidos na sua região, está definido o nicho que pode ser muito bem explorado.

Os principais clientes desse tipo de produto são mulheres que trabalham fora de casa e não têm ajudantes, e homens que moram sozinhos e preferem fazer suas refeições no lar. Assim, é interessante que a loja esteja localizada em áreas residenciais ou próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire os produtos a caminho deles.

Uma alternativa de negócio é fornecer para outros comerciantes. Dessa forma, é preciso colocar a marca deles no rótulo e apenas informar o responsável pela fabricação. Nesse caso, o cliente acha que é um produto da casa. Isso afirma a marca do supermercado e ajuda a comercializar seu produto enquanto o mesmo ganha maior visibilidade.

A professora Denise Andrade Khoury, no curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, aponta para a importância da fiscalização dos estabelecimentos que comercializam os produtos, para ter certeza de que eles estão sendo mantidos na temperatura exata, uma vez que a exposição errada pode prejudicar a qualidade. “Nos freezers abertos, as embalagens devem estar abaixo da linha marcada como limite na lateral do equipamento. A temperatura ideal é abaixo ou igual a -18ºC”, destaca a professora.

Para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer alimentos com qualidade e preços competitivos, aliados a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoque e divulgação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria da Penha Bassini Masioli

21 de ago. de 2012

Gostaria de receber informações sobre como congelar alimentos diversos.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago. de 2012

Olá, Maria da Penha!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Congelar alimentos é uma forma prática para quem vive no corre-corre ou trabalha no ramo alimentício.

O congelamento, feito de maneira correta, mantém os alimentos saudáveis, nutritivos e com boa aparência.

A maioria dos alimentos existentes podem ser congelados, como: carnes, pizzas, sopas, peixes, tortas, legumes, molhos, ervas aromáticas, pães, bolos, massas, além de diversas receitas prontas ou pré-prontas.

Existem alguns alimentos que, quando submetidos a uma temperatura abaixo de 0ºC, perdem suas propriedades e por isso não podem ser congelados. São eles: gelatinas, macarrão sem molho, folhas verdes, clara em neve, maionese, creme de leite, iogurte, ovos na casca, pudins, queijo minas, vegetais e frutas.

Antes de iniciar o processo de congelamento, devemos verificar se o freezer está limpo, sem cheiro, sem restos de comida e com temperatura em torno de 18ºC abaixo de zero.

Uma dica importante: na hora de limpar o freezer utilize as seguintes substâncias caseiras: vinagre, substância ácida que elimina as bactérias; e o bicarbonato, substância básica que remove as bactérias resistentes a substância ácida.

Após higienizar o freezer, alguns métodos na hora do preparo e armazenagem devem ser seguidos para um congelamento adequado e satisfatório.

  • Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após o preparo dos produtos, pois esfriar rapidamente os alimentos após o cozimento é indispensável para a manutenção de suas propriedades.

  • Para não acentuar os temperos e nem amaciar demais os alimentos no processo de congelamento, estes devem ser temperados levemente e cozidos no tempo mínimo necessário.

  • As embalagens para congelamento, devem ser atóxicas, esterilizadas e hermeticamente fechadas, evitando, com isso, a proliferação de bactérias. Remova todo o ar das embalagens, evitando que o oxigênio estrague os alimentos.

Ao escolher as embalagens ou recipientes para congelamento, alguns cuidados devem ser tomados: procure por embalagens duras, potes ou recipientes de vidro ou plástico, esterilizados e secos; se for utilizar o forno de microondas para descongelamento, embale os alimentos em plásticos, pois estes podem ser aquecidos e descongelados sem nenhum problema; se for utilizar forno convencional, armazene os alimentos em travessas de alumínio ou recipientes de vidro temperado, que podem ir ao forno.

Você pode encontrar em supermercados, vários acessórios descartáveis e próprios para congelamento, como: sacos plásticos, bandejas e tampas.

Dicas para armazenamento de alguns alimentos:

  • alimentos líquidos, como sopas e molhos, chegam a aumentar seu volume em 10% na hora do congelamento, por isso ao acondicionar este alimento em potes, deixe um espaço para dilatação do mesmo;

  • carnes, podem ser armazenadas em sacos plásticos, tomando o cuidado de retirar todo o sangue, evitando que respingue em outros alimentos e no freezer;

  • frutas e verduras podem ser armazenadas em sacos plásticos. O ar da embalagem deve ser todo retirado, evitando que os alimentos estraguem;

  • os alimentos cozidos, devem ser guardados em recipientes que favoreçam seu descongelamento. Para descongelar no microondas, prefira potes de plásticos; no forno convencional, prefira travessas de alumínio ou vidro;

Depois de embalados, os alimentos devem ser etiquetados com as seguintes informações: nome do alimento, data de congelamento, peso ou quantidade do que está sendo congelado. Também é interessante escrever se a receita está pronta ou semi-pronta, isto facilita bastante na hora do preparo.

No Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados e no Curso Higienização na Indústria de Alimentos do CPT – Centro de Produções Técnicas, você irá aprender mais sobre congelamento de alimentos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?