WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Mercado abre as portas para o setor vestuário

Pesquisas apontam que a qualificação profissional garante a conquista do emprego para o profissional da costura

Trabalhar com costura é a profissão que proporciona o privilégio de escolher entre ser empregado ou ser patrão.

Existem diversas formas de se vestir. Os estilos podem se encaixar em perfis mais românticos, mais casuais, mais sofisticados ou mais clássicos. A moda, que em geral, projeta uma relação entre o vestuário, o tempo e as pessoas, caracteriza papéis sociais e uma identidade visual de preferências particulares ou de um grupo. Foi no final da Idade Média e no início do Renascimento que surgiu na história do vestuário esse conceito de moda.

Durante esse momento histórico foi que a indústria têxtil deu seu grande salto. Nas grandes cidades italianas foram elaborados tecidos de primeira qualidade como brocados, veludos, cetins e sedas. As roupas tornaram-se mais requintadas, os ornamentos ganharam maior importância. Desde esse período a costura se torna um empreendimento muito lucrativo.

Do século XVII até os dias de hoje, o mercado têxtil passou por muitos percalços culturais, porém o campo de trabalho para o costureiro ainda é promissor. As roupas sofrem modificações e a reação dos consumidores é de acordo com as tendências, o gosto  é efêmero e limitado e/ou o desejo é momentâneo.

Devido a este fluxo constante na diversificação do vestir, o setor têxtil não pára de crescer. Os investimentos são abundantes em qualquer ramo que se deseja atuar. Atualmente o profissional da costura pode se inserir no mercado de trabalho nos setores de confecção, ateliê, butique, consertos de roupas, indústria têxtil e associações.

Segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, costureira é uma das profissões que, nos últimos anos, ofereceu maior número de empregos formais. No Nordeste, por exemplo, o exercício do profissional da costura é a 10ª atuação mais buscada. Porém a mão-de-obra ainda é escassa. Muitas vagas existem, mas ainda não foram preenchidas por falta de qualificação profissional.

Com o interesse em contribuir com o treinamento de pessoas para esse mercado, que se manifesta tão promissor e por isso atraente, o CPT – Centro de Produções Técnicas preparou cursos na área de confecção de roupas. Em convênio com a renomada escola de moda Sigbol Fashion foram produzidos os cursos de Confecção de Saias, Confecção de Blusas e Confecção de Vestidos.

Os cursos apresentam de forma prática e detalhada como fazer os moldes, cortes e a confecção de diversos modelos, uma vez que o mercado impõe o conhecimento de técnicas específicas para cada tipo de roupa. O curso ainda traz em seu programa todo o material utilizado, a forma correta de como tirar medidas, além de um estudo sobre tecidos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.

Trabalhar com costura é a profissão que proporciona o privilégio de escolher entre ser empregado ou ser patrão, trabalhar em casa ou em uma empresa, ter lucro e... ter lucro. Torne-se qualificado para esse exigente mercado.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!