
Existem diversas formas de se vestir. Os estilos podem se encaixar em perfis mais românticos, mais casuais, mais sofisticados ou mais clássicos. A moda, que em geral, projeta uma relação entre o vestuário, o tempo e as pessoas, caracteriza papéis sociais e uma identidade visual de preferências particulares ou de um grupo. Foi no final da Idade Média e no início do Renascimento que surgiu na história do vestuário esse conceito de moda.
Durante esse momento histórico foi que a indústria têxtil deu seu grande salto. Nas grandes cidades italianas foram elaborados tecidos de primeira qualidade como brocados, veludos, cetins e sedas. As roupas tornaram-se mais requintadas, os ornamentos ganharam maior importância. Desde esse período a costura se torna um empreendimento muito lucrativo.
Do século XVII até os dias de hoje, o mercado têxtil passou por muitos percalços culturais, porém o campo de trabalho para o costureiro ainda é promissor. As roupas sofrem modificações e a reação dos consumidores é de acordo com as tendências, o gosto é efêmero e limitado e/ou o desejo é momentâneo.
Devido a este fluxo constante na diversificação do vestir, o setor têxtil não pára de crescer. Os investimentos são abundantes em qualquer ramo que se deseja atuar. Atualmente o profissional da costura pode se inserir no mercado de trabalho nos setores de confecção, ateliê, butique, consertos de roupas, indústria têxtil e associações.
Segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, costureira é uma das profissões que, nos últimos anos, ofereceu maior número de empregos formais. No Nordeste, por exemplo, o exercício do profissional da costura é a 10ª atuação mais buscada. Porém a mão-de-obra ainda é escassa. Muitas vagas existem, mas ainda não foram preenchidas por falta de qualificação profissional.
Com o interesse em contribuir com o treinamento de pessoas para esse mercado, que se manifesta tão promissor e por isso atraente, o CPT – Centro de Produções Técnicas preparou cursos na área de confecção de roupas. Em convênio com a renomada escola de moda Sigbol Fashion foram produzidos os cursos de Confecção de Saias, Confecção de Blusas e Confecção de Vestidos.
Os cursos apresentam de forma prática e detalhada como fazer os moldes, cortes e a confecção de diversos modelos, uma vez que o mercado impõe o conhecimento de técnicas específicas para cada tipo de roupa. O curso ainda traz em seu programa todo o material utilizado, a forma correta de como tirar medidas, além de um estudo sobre tecidos.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.
Trabalhar com costura é a profissão que proporciona o privilégio de escolher entre ser empregado ou ser patrão, trabalhar em casa ou em uma empresa, ter lucro e... ter lucro. Torne-se qualificado para esse exigente mercado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.