WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Mensagem é construída com análise de público e linguagem

Ao contrário do que muitos acham, preparar o próprio discurso não tira a espontaneidade de apresentação

A primeira fase para organizar o conteúdo é conhecer o público-alvo.

Como todos os trabalhos, os discursos, as palestras ou qualquer apresentação pública também precisam ser planejados e preparados para orientação do encadeamento do seu conteúdo, deixando o orador mais confiante e objetivo. O preparo é fundamental mesmo para aqueles que dominam o assunto.

A primeira fase para organizar o conteúdo é conhecer o público-alvo. Cada plateia tem suas próprias características e para cada uma delas é preciso se comportar de uma forma diferente. O discursador que utiliza a mesma metodologia em qualquer circunstância tem somente uma chance de dar certo:  quando encontra o público adequado.

Quanto ao conteúdo, é possível classificar as mensagens como: informativas, persuasivas, pessoais e de entretenimento. As informativas são aquelas que transmitem dados novos, deixando conclusões e tomadas de decisão para os ouvintes. Mensagens persuasivas têm como objetivo provocar e garantir uma ação, uma tomada de postura. Esses dois primeiros discursos contribuem para formar opinião.

Caracterizada pela informalidade, a apresentação pública de entretenimento não possui maiores pretensões, a não ser divertir. Por último, os discursos pessoais são de agradecimento,  apresentação, felicitação, memoriais e homenagens, despedidas, boas-vindas, enfim palavras que expressam cordialidade e boa vontade.

As dicas do professor Marcos Antonio Barbosa, no curso Falando em Público, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para construir uma boa mensagem são: apresentar o assunto de maneira clara e objetiva, usar metodologias que despertem o interesse e definir toda a organização e a sequência de apresentação do tema de acordo com as características do auditório.

“O perfil do seu público é que vai determinar os recursos que devem ser usados. Tenha em mente alguns parâmetros: Qual é o meu público? Qual é a escolaridade média? Qual é o nível sócio econômico? Entre outros”, diz o professor.

Ao contrário do que muitos acham, elaborar o próprio discurso não tira a espontaneidade de apresentação. Quando o palestrante estuda o que irá expor, ele saberá o momento exato de abordar seus expectadores para convencê-los.

Por: Ariádine Morgan

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!