WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melodias que embalam épocas são lembradas no dia da música

Um mundo sem melodia seria triste, porém, isso é impensável, pois a própria natureza, por meio do barulho da cachoeira, pássaros e vento faria o papel de compositora

Temos contato desde muito cedo com a música.

Ela está presente em praticamente todos os lugares, casas, igrejas, carros, escolas e, ultimamente, até em hospitais, como uma terapia alternativa. A música faz parte da vida das pessoas, marca momentos especiais, expressa a realidade de determinado tempo e representa preferências e personalidades de certos grupos.

A origem da palavra vem do grego “mousikê” e significa “arte das musas”. Na antiguidade era usada para reverenciar a Deus, sendo classificada como divina. Com o tempo, alcançou as massas e tornou-se “pagã”. As últimas descobertas da ciência mostram que ela também tem poder terapêutico, estimula e acalma. Além, é claro, de ter profunda ligação com os sentimentos.

Temos contato desde muito cedo com a música. As mães ninam os bebês, crianças aprendem cantigas. O professor e músico Thyaga, no curso Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, destaca que “a musicalização contribui fortemente para a socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, espacial, raciocínio lógico e matemático, e estética”.

A musicalização tende a integrar a criança. Isso ocorre porque, quando a mesma canta, sente-se integrada, adquire consciência de que os outros componentes do grupo são também importantes. Na verdade, ocorre uma compreensão sobre o fato de que a cooperação com os outros é necessária, pois é do esforço conjunto que surge a possibilidade de atingir os objetivos propostos.

“Ao estudar e executar a música em conjunto, a criança torna-se mais comunicativa, e tem um convívio mais ativo com regras de socialização. Passa a ter de respeitar o tempo e a vontade do outro, se vê na condição de criticar de forma construtiva, percebe o valor da disciplina, e potencializa sua capacidade de ouvir e interagir”, complementa o professor.

Além de tudo, a música embala vidas. Quem não tem uma música predileta? Alguma que marcou um momento especial? Aproveite para ouvi-la neste dia...

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?