WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Melhores resultados com produção intensiva de leite a pasto

Manejo correto e alimentação adequada otimizam pecuária leiteira

 

 Produção de leite a pasto pode render até três vezes mais do que a de confinamento.

Um pasto bom e bem cuidado é o primeiro passo para um rebanho de qualidade. Aliado a um manejo bem feito, pode até triplicar a produção leiteira. Assim defende a técnica de produção intensiva de leite a pasto, que adapta o manejo para melhorar o pastejo. Neste sistema, a base da alimentação animal é o pasto, portanto, quanto melhor ele for, melhor a produtividade do rebanho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Pedroso, existem registros de produtores que conseguem mais de 30 mil litros de leite por hectare. Ele esclarece também que, ainda que seja mais usado na produção intensiva (pois emprega técnicas de altos padrões e forragem de melhor qualidade), o sistema pode ser viável para os pequenos produtores.

Na verdade, o pesquisador explica que ele é mais recomendado para médias e pequenas propriedades, pois as técnicas são mais complexas e envolvem muito mais controle, o que é difícil em propriedades maiores. Ou seja, para ele, quanto menor a propriedade, mais fácil atingir um padrão maior de qualidade.

Para implementar o sistema, o custo pode variar bastante. Caso o produtor pretenda começar uma pastagem, o investimento pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.500 reais, dependendo da economia e das condições físicas e climáticas da região. Pedroso afirma que só a alimentação costuma ser responsável por metade do custo. Mas é ela que garante o aumento de produtividade de até três vezes mais.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Fermino Deresz, professor do curso Produção de Leite a Pasto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, defende que, com o emprego das técnicas corretas, é possível ter bem mais lucros com a pecuária a pasto do que com a de confinamento.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!