WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mecanização Agrícola agrega racionalização dos custos e obtenção de alta produtividade

O emprego adequado dos equipamentos e máquinas agrícolas permite otimização das atividades agropecuárias e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente

 

As características do animal para tração são, possuir caixa torácica bem desenvolvida, serem pesados, baixos, compridos, dóceis e com boa estabilidade.

 

O Brasil é um país que apresenta condições favoráveis de clima, água e solo que o levam a possuir uma vasta área agricultável. São as pequenas propriedades rurais que fornecem o maior volume de produtos in natura para o abastecimento direto do mercado interno do país.

Um dos principais fatores, que contribui sensivelmente para o aumento da produtividade, é a mecanização dos processos. São diversas as tarefas que podem ser executadas com grande facilidade e eficiência, por meio da mecanização agrícola. Com isso, os custos de produção são menores e a propriedade consegue se tornar mais competitiva no mercado.

A maioria das operações agrícolas, em pequena escala, pode ser feita utilizando-se microtratores. Para isso, existem diversos equipamentos adequados como o arado de discos, a carreta, o cultivador, a enxada rotativa, a grade de discos, o perfurador de solo, a plaina traseira, a semeadora, a roçadora e o sulcador.

Além desses implementos para microtratores a tração animal também representa uma forma de mecanizar, de forma eficiente, pequenas e acidentadas áreas. Segundo o professor Afonso Peche no curso Mecanização em Pequenas Propriedades do CPT – Centro de Produções Técnicas, “pode fazer parte do processo produtivo de diversas culturas como milho, arroz, feijão, café e frutíferas. Os animais mais utilizados para tração de carretas ou de implementos são os equídeos e os bovinos. Os bovinos, quando comparados com os equídeos, normalmente possuem maior capacidade de tração, mas trabalham a menores velocidades”.

Para o professor, que também é pesquisador e diretor do Centro de Mecanização e Automação Agrícola do Instituto Agronômico de Campinas, independente do animal a ser utilizado, é preciso fazer a sua avaliação, no sentido de se obter informações a respeito da aptidão dos mesmos para a tração. O resultado dessa análise será obtido em função de características como: espécie, raça, peso e conformação corporal.

É importante lembrar que normalmente um animal não trabalhará sozinho. Por isso, deve-se conhecer também os requisitos relacionados ao atrelamento de animais. As características do animal para tração são, possuir caixa torácica bem desenvolvida, serem pesados, baixos, compridos, dóceis e com boa estabilidade.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?