O setor de serviços tem experimentado forte crescimento no cenário brasileiro. Atualmente, é inquestionável o domínio que ele exerce sobre o desenvolvimento dos negócios, principalmente nas grandes cidades.
Para ter visibilidade, é necessário que as prestadoras invistam em estratégias de marketing que sustentem a intangibilidade do seu negócio. Isto é, uma vez que os serviços prestados não podem ser vistos, provados ou testados de antemão, é necessário que as companhias promovam as particularidades de seus trabalhos e reduzam a incerteza dos consumidores em relação à sua qualidade.
Assim, o ponto crucial são os colaboradores, principais promotores do serviço de uma empresa, pois são os responsáveis por executá-lo. O contato pessoal é a base da prestação de serviços, por isso, uma equipe bem treinada, que trata cada cliente de maneira individual e com qualidade, é a garantia do sucesso.
Outro fator de importância são as pesquisas de campo. É preciso monitorar a concorrência, bem como identificar as necessidades dos consumidores e detectar os pontos fracos e fortes da organização.
Uma maneira de conhecer melhor os seus clientes é por meio de notas fiscais ou de entrega, nas quais é possível capturar o endereço e o telefone. A professora Mitsue Mary Watanabe, dá outras sugestões no curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, como listas de clientes, dados de vendas fornecidos pelo serviço de atendimento e cupons de sorteio.
O serviço não é apenas escolhido pelo preço, o consumidor opta por aquilo que tem valor agregado. Na era da internet, uma ferramenta que pode ser utilizada como ótima estratégia de marketing são as redes sociais.
Por: Clara Peron.
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