WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Marketing olfativo está invadindo o mercado

O conceito contribui para um melhor desempenho das vendas

Sempre que voltar a sentir certo perfume o cliente lembrará do produto.

Uma nova onda está invadindo o mundo do marketing. Ou seria maresia? É a estratégia do marketing olfativo, que consiste em criar uma identidade para marcas a partir de cheiros. Essa tem sido tão bem sucedida que, em alguns casos, os consumidores querem levar o aroma dos pontos de venda para casa.

Ações pontuais, feitas em datas comemorativas, são uma forma efetiva e lucrativa para aplicar o conceito. Nessa ocasião, a ferramenta pode atrair ainda mais consumidores e potencializar as vendas. Um exemplo é a páscoa, quando empresas aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate. Em algumas delas, o faturamento deste ano foi 30% maior do que no mesmo período de 2010.

O processo de branding olfativo envolve etapas que estudam o conceito das marcas, cores usadas no logotipo, visão e missão da empresa, objetivos e até a região geográfica. Por exemplo, empresas com marcas mais presentes no litoral buscam se associar a aromas que lembram o mar. Já empresas do interior voltam-se para aromas campestres.

Segundo a professora Katsuê Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o conceito é simples: quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções. Sempre que voltar a sentir aquele perfume, lembrará automaticamente daquele lugar ou produto. Involuntariamente, será feita uma associação que lhe permitirá enxergar aquela marca como sinônimo de qualidade, limpeza, higiene e bem-estar”.

Associar aromas aos produtos contribui para o processo da decisão de compra. Alguns cheiros, principalmente os ligados à alimentação, como chocolate e café, atuam como estimulantes. Certas empresas estão aproveitando a boa receptividade e criando cosméticos com as fragrâncias encontradas nas lojas. Assim, a marca permanece por mais tempo na memória do cliente.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Diogo de Freitas Rufino

20 de dez de 2019

Gostaria de informações sobre o curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mar de 2020

Olá Diogo!

Para saber mais sobre o curso, acesse o link: https://bit.ly/32Nz2BK

Cleize Osorio

2 de mar de 2018

Estou interessada no curso de Marketing olfativo. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2018

Olá Cleize,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Beatriz

24 de jul de 2017

Olá! Gostaria de informações sobre o curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul de 2017

Olá, Beatriz.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Rosana Fabossi

30 de jun de 2017

Boa tarde, estou interessada no curso de Marketing olfativo. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul de 2017

Olá, Rosana.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Paula oliveira

5 de abr de 2017

Informações sobre marketing olfativo

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de abr de 2017

Olá Paula,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rejane Guimarães

6 de ago de 2014

Gostaria de informações sobre o curso de marketing olfativo

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago de 2014

Olá, Rejane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nosss consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Tânia Regina de Assis Ferreira

4 de ago de 2013

Bom dia! Gostaria de saber se vocês possuem o curso de marketing olfativo. Tenho muito interesse nesse curso Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de ago de 2013

Olá, Tânia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

GISLAINE APARECIDA ALVES

16 de jul de 2013

Bom dia , quero saber se existe curso de marketing olfativo no estado de SP Ou em minha cidade , Jundiaí tenho muito interesse neste curso Obrigado .

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jul de 2013

Olá, Gislane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Giorgio Maccarone

6 de mai de 2013

Existe algum curso de marketing olfativo?

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de mai de 2013

Olá, Giorgio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!