WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Marketing experiencial atrai clientes para compras

Estimular os cinco sentidos do consumidor o torna um cliente potencial

 

Trabalhar o marketing experiencial, aliado ao bom atendimento, é garantia de vendas e fidelização dos clientes.

 

O marketing experiencial considera todos os sentidos utilizados no momento da compra, ou seja: visão, tato, audição, olfato e paladar. A necessidade de trabalhar as ações realizadas na loja durante o atendimento, bem como criar momentos de compra memoráveis para os clientes, surge da constatação de que grande parte deles decide o que adquirir no momento da compra.

Pesquisas relatam que 30% definem a marca dos produtos que irão comprar na própria loja, 10% mudam de ideia e compram uma marca diferente da planejada e 20% compram uma categoria que não tinham a intenção de levar antes de chegar ao ponto de venda. O ato de comprar, para muitos consumidores, demonstra inclusão social, satisfação de necessidades básicas e realização de sonhos. Por isso, as lojas estão se tornando cada vez mais atrativas.

Privilegiar a visão, por meio da cor e iluminação, torna a loja bastante atraente. Para a professora consultora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “convém levar em conta a sensação que os diferentes matizes causam sobre os ânimos, as melhores combinações entre pisos e paredes e as parcerias mais harmônicas do espectro cromático”. As etiquetas com os preços devem ser visíveis. A vitrine, se bem trabalhada, atrai clientes para a loja.

O tato é outro fator importante. O consumidor tem necessidade de tocar o produto antes de decidir o que comprar. Especialmente roupas de cama, banho, vestuário, e até mesmo ferramentas. O olfato também deve ser observado. “Estudos indicam que os aromas exercem grande influência sobre todos nós. Por isso, há lojas que usam o aroma para induzir clientes a comprar. Quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções. Sempre que sentirmos um certo perfume, lembraremos automaticamente daquele lugar ou produto”, afirma a professora Watanabe.

A audição é particularmente destacada em ambiente de varejo. É necessário focar na manutenção de um ambiente agradável e aconchegante, para não desestimular o cliente. E o paladar, além de permitir a degustação de produtos no setor alimentício, pode promover um ambiente acolhedor em qualquer loja, ao oferecer o tradicional cafezinho.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!