WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Marketing experiencial atrai clientes para compras

Estimular os cinco sentidos do consumidor o torna um cliente potencial

 

Trabalhar o marketing experiencial, aliado ao bom atendimento, é garantia de vendas e fidelização dos clientes.

 

O marketing experiencial considera todos os sentidos utilizados no momento da compra, ou seja: visão, tato, audição, olfato e paladar. A necessidade de trabalhar as ações realizadas na loja durante o atendimento, bem como criar momentos de compra memoráveis para os clientes, surge da constatação de que grande parte deles decide o que adquirir no momento da compra.

Pesquisas relatam que 30% definem a marca dos produtos que irão comprar na própria loja, 10% mudam de ideia e compram uma marca diferente da planejada e 20% compram uma categoria que não tinham a intenção de levar antes de chegar ao ponto de venda. O ato de comprar, para muitos consumidores, demonstra inclusão social, satisfação de necessidades básicas e realização de sonhos. Por isso, as lojas estão se tornando cada vez mais atrativas.

Privilegiar a visão, por meio da cor e iluminação, torna a loja bastante atraente. Para a professora consultora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “convém levar em conta a sensação que os diferentes matizes causam sobre os ânimos, as melhores combinações entre pisos e paredes e as parcerias mais harmônicas do espectro cromático”. As etiquetas com os preços devem ser visíveis. A vitrine, se bem trabalhada, atrai clientes para a loja.

O tato é outro fator importante. O consumidor tem necessidade de tocar o produto antes de decidir o que comprar. Especialmente roupas de cama, banho, vestuário, e até mesmo ferramentas. O olfato também deve ser observado. “Estudos indicam que os aromas exercem grande influência sobre todos nós. Por isso, há lojas que usam o aroma para induzir clientes a comprar. Quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções. Sempre que sentirmos um certo perfume, lembraremos automaticamente daquele lugar ou produto”, afirma a professora Watanabe.

A audição é particularmente destacada em ambiente de varejo. É necessário focar na manutenção de um ambiente agradável e aconchegante, para não desestimular o cliente. E o paladar, além de permitir a degustação de produtos no setor alimentício, pode promover um ambiente acolhedor em qualquer loja, ao oferecer o tradicional cafezinho.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?