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Marcos Roig ensina como melhorar o setor de compras das empresas

Nos últimos tempos muitas coisas vêm mudando no mundo dos negócios. Bom exemplo disto é o que acontece no setor de compras das empresas, que deixou de ser meramente operacional

Marcos Roig ensina como melhorar o setor de compras das empresas   Notícias Cursos CPT

 

Nos últimos tempos muitas coisas vêm mudando no mundo dos negócios e, dentro deste novo contexto, as velhas ideias e conceitos têm de ser repaginados e postos em prática para encarar os novos desafios. Bom exemplo disto é o que acontece no setor de compras das empresas, que deixou de ser meramente operacional, passando a ocupar lugar de destaque nas instituições.

“Atualmente, em tempos de economia instável, suas ações têm impacto direto nos números, diminuindo os custos e colaborando com o crescimento dos negócios. Dentro dessa premissa, rever e organizar processos é uma das chaves para atingir resultados positivos”, afirma Marcos Roig, Gerente Comercial do Mercado Eletrônico.

A ideia apresentada por Marcos é bastante simples e descomplicada: ao negociar insumos para o funcionamento das empresas não basta apenas orçar com três fornecedores distintos e fechar a compra com aquele que oferecer o menor preço. É, sim, necessário ter mais ênfase em negociação e comprar com inteligência. Para que isto aconteça de forma satisfatória, os empreendedores devem se atentar a cinco passos:

1-  Adotar uma plataforma de comércio eletrônico, a fim de automatizar processos e buscar fornecedores diferentes de uma única vez. Com isto é possível economizar mais, ter mais controle sobre os prestadores de serviço e melhorar a colaboração de seus fornecedores. As transações eletrônicas minimizam o trabalho operacional e deixam os compradores livres para as negociações.

2- A compra de insumos de uso diário da empresa demanda muito tempo da mão de obra responsável. É necessário que esses produtos sejam colocados em catálogo separado para que os compradores da empresa dediquem seu tempo nas negociações mais estratégicas da empresa. Se puder, terceirize as aquisições desses itens.

3- Adquira sempre produtos e serviços de qualidade para a sua empresa. Liste seus melhores fornecedores para que sempre tenha suporte sempre.

4- Busque conhecer a fundo toda a composição de custo de cada um dos produtos. Isto lhe permitirá entender a variação dos custos do seu fornecedor e inibir, assim, aumentos sem justificativa ou com explicações dúbias.

5- Itens específicos e de alto valor podem ser negociados por um leilão reverso. Com ele, muitas companhias conseguem economizar até 35% do valor inicial do produto.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores.com

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