Tudo começa pelo nome. O nome certo ajuda na fixação e na venda. Por isso, o primeiro passo é escolher uma titulação que valorize a imagem da empresa, assim como seus produtos. O ideal é que seja curto, fácil de escrever e de memorizar.
Use sua marca em toda sua mercadoria. Se você trabalha com prestação de serviços, ela deve transmitir simpatia, criatividade, cortesia, colaboração e conhecimento. Mas se for um produto, a imagem deve ser interpretada como confiável, útil, durável, atraente e com um bom custo-benefício. Use o poder da marca para acrescentar personalidade e significado. Quando um cliente confia, sabendo que os produtos são de qualidade, será fiel.
Já o logotipo deve conter informações sobre a organização, utilizando, para isso, uma frase que resuma sua missão e seu ramo de negócio. Utilize-o em seus papéis, embalagens, no material promocional, nos veículos e uniformes. A professora Katsue Watanabe, destaca bastante esse ponto no curso Marketing para Pequenas Empresas, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dizendo que esse é um elemento vital na consolidação da marca.
“O logotipo é o que chamamos de identidade corporativa. Tudo o que vier da sua empresa deve ser reconhecido pela marca, por isso espalhe essa ideia e/ou símbolo por todas as suas instalações e materiais”, ensina Watanabe.
Depois de estabelecido, recorra a patentes, registros, direitos de imagem e outros recursos destinados a protegê-lo. Dessa forma, você evita o transtorno de outras empresas copiarem suas ideias.
Por: Ariádine Morgan
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