Máquina que controla fermentação reduz gastos em padarias

Para os padeiros, facilidade, para os proprietários, economia e para os consumidores, menor preço com maior qualidade

 

  As vantagens do investimento são a conservação da massa do pão já na fase pré-pronta e a redução do número de funcionários.

 

O setor de panificação está cada vez mais moderno. As tecnologias estão agregando facilidade nos serviços prestados e maior parcela lucrativa. Uma novidade no ramo são as câmaras climáticas, que têm o objetivo de conservar o pãozinho e auxiliam até mesmo as pequenas padarias.

A máquina consegue controlar a fermentação, acelerando ou suspendendo a mesma de acordo com a demanda e o ritmo de trabalho. O empresário Luis Gonzaga de Souza, produtor das máquinas, explica que o equipamento trava a fermentação por até 24 horas. “O padeiro só tira a massa do climatizador e põe para assar quando há demanda. Com isso, as perdas são próximas de zero”, explica Luis Gonzaga.

As vantagens desse investimento, que varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, são a conservação da massa do pão já na fase pré-pronta e a redução do número de funcionários, como também dos encargos trabalhistas pelo fato de não necessitar que nenhum padeiro faça sua atividade no período noturno. O que já se percebeu, também, como benefício, é que aumenta a qualidade do pão, no aspecto e no sabor.

Para o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, no curso Como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a maior preocupação dos empresários  é atrair clientes. Para evoluir no mercado, a empresa precisa desenvolver estratégias que conquistem maior número de clientes”. Nessa intenção, a inovação da máquina certamente se encaixa, uma vez que favorece os clientes e o empreendimento.

Muitos proprietários comemoram, com o surgimento da máquina, a solução do problema da estocagem, uma vez que o pão é um alimento perecível. Quem comemora também são os consumidores, pois muitas padarias já estão reduzindo o valor do pãozinho por causa dos menores custos de produção. No fim, todos podem se alegrar. O consumidor tem um produto mais palatável, o empresário reduz seus custos de produção e aumenta suas vendas. Além disso, com o movimento maior na padaria, outros produtos também são adquiridos.
 
“Todo mundo procura um bom pão para comer. Esse é o coração da padaria, é o que atrai o cliente e faz o negócio sobreviver. O cliente que vem comprar pão, compra leite, bolos, biscoitos e outros itens. Então, um bom pão sempre atrai clientes”, diz Sílvio Lopes, dono de padaria.

Por: Ariádine Morgan

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