WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Mapeamento genético feito pela Unesp pode melhorar a qualidade do rebanho

As informações podem ajudar a controlar melhor a qualidade da carne e do leite

 

 O sequenciamento do genoma dos zebus pode ajudar no melhoramento genético.

Pesquisa da Universidade Estadual Paulista, do campus de Araçatuba (Unesp), SP, realizou o sequenciamento do genoma do zebu. O médico veterinário José Fernando Garcia, pesquisador do departamento de reprodução animal, afirmou que os resultados da investigação podem ajudar no melhoramento genético das raças zebuínas.

O genoma é o conjunto de informações que determinam nossas características genéticas. O melhoramento genético tem sido feito há muito tempo por via indireta, na qual se escolhe os melhores animais por rendimento e dele se chega a descendentes com os mesmos traços. A coleta de dados para esse tipo de procedimento pode demorar até seis anos.

Com a análise do genoma, é possível manter no rebanho apenas os animais que podem transmitir aos descendentes a característica mais interessante para o produtor. De acordo com José Fernando, esses dados servem para saber o peso do animal na idade adulta, quando estará pronto para o abate, a qualidade da carne, a resistência a doenças, a parasitas e ao calor.

O consumidor também vai ganhar com o sequenciamento do genoma, é o que afirma o veterinário Luiz Antônio Josahkin, professor do curso Melhoramento Genético de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Segundo ele, o melhoramento genético representa maior qualidade na carne, no leite e redução nos custos de produção, o que acarreta redução no preço final.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!