WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mapeamento da cana quer ajudar a produção de bioenergia

Pesquisadores estudam o genoma da planta para desenvolver o setor de energia renovável

 

 A codificação do genoma da cana-de-açúcar deve ajudar no aprimoramento da produção de bioenergia. Foto: Portal do Agronegócio.

Um estudo realizado em conjunto por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está catalogando as bases do DNA da cana-de-açúcar. Ao todo, foram desvendados 10,8 gigapares de bases, 33 vezes mais do que o resultado alcançado com o Projeto Genoma Cana, encerrado em 2001 e que durou 2 anos.

O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) é resultado de dois projetos coordenados pela bióloga molecular Glaucia Souza e a geneticista Marie-AnneVan Sluys, ambas professoras da USP. O objetivo é mapear os genes da cana-de-açúcar até 2013. Os pesquisadores pretendem coletar o máximo de dados possível para a compreensão do genoma da planta, muito importante para a produção de bioenergia.

Segundo as pesquisadoras, estudar o genoma já foi eficiente com outras plantas como sorgo e  arroz, pois mostraram que conhecer a atividade genética é importante para o controle da planta. Neste caso, elas argumentam que o conhecimento sobre a cana poderá ajudar na produção e no aperfeiçoamento do etanol, uma vez que ele se tornou essencial para o avanço da energia renovável.

O engenheiro químico Paulo Anselmo Suarez, professor do curso Produção de Biocombustível, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que a produção de biocombustíveis precisa receber atenção dos órgãos de pesquisa, dos governos e das empresas privadas, uma vez que contribuem de forma sustentável para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!