WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Mapa aprova uso de biofungicida contra a vassoura-de-bruxa

Principal praga do cacaueiro devastou lavouras baianas nos anos 80

 

 O biofungicida tem ação antagônica à praga do cacau.

O biofungicida Tricovab foi certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ser usado contra a vassoura-de-bruxa, principal praga do cacaueiro. O processo de certificação demorou 10 anos, quando começou a ser analisado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O produto foi desenvolvido a partir de um fungo natural, que tem atividade antagônica ao  Moniliophthora perniciosa, causador da vassoura-de-bruxa. A doença destruiu as lavouras de cacau da Bahia no final da década de 80. Na época, a produção caiu de 460 mil toneladas para menos de 120 mil.

Segundo o coordenador técnico-científico da Ceplac, Manfred Müller, a aquisição do certificado é a última etapa de uma sequência de ações que começaram com os primeiros estudos para desenvolver o produto. Ele afirmou que o objetivo foi encontrar um produto natural e eficaz para controlar a vassoura-de-bruxa, de modo sustentável e sem danos ao ambiente. O Tricovab pode acabar com a vassoura em até 99% no solo e 57% na copa das árvores.

A pesquisa para se chegar ao Tricovab foi coordenada pelo Comitê Técnico de Assessoramento de Agrotóxicos (CTA), composto pelo Ministério da Agricultura, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de órgãos responsáveis pela regulamentação de defensivos agrícolas. O próprio Ceplac será responsável pela orientação do uso pelos produtores rurais.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!