Algumas doenças têm representado verdadeiros empecilhos à atividade comercial avícola. Muitos países não aceitam a importação de carne de outros por causa da suspeita de contaminação. Doenças como a de Newcastle e a gripe aviária trazem prejuízos e destroem a reputação de muitos países produtores.
O Brasil é o maior exportador e o terceiro maior produtor mundial de aves e, por isso, o Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou um projeto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, em inglês) para compartimentar a avicultura industrial a fim de prevenir essas doenças.
A proposta é de certificar subgrupos de animais dentro de um mesmo território com diferentes perfis sanitários. Caso aconteça surto de alguma doença, as propriedades que se adequarem às exigências de biossegurança serão consideradas liberadas para produzir e comercializar a produção.
Em parceria com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a iniciativa privada e agências estaduais, o projeto é resultado de cerca de 4 anos de pesquisa. Foi criado um protocolo com medidas de biossegurança partindo de 10 princípios de risco para a entrada de vírus. Depois que essas medidas forem adotadas, serão realizadas uma fiscalização e uma certificação dos estabelecimentos livres de doenças.
O Brasil nunca registrou casos de influenza aviária e a doença de Newcastle não é registrada há 10 anos. Essas doenças são classificadas como emergenciais e geram grandes impactos econômicos, sociais e compromete bastante a saúde das aves e a produção avícola. O veterinário Tadeu Cotta, professor do curso Produção de Frango de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que o projeto pode trazer grandes avanços para o setor.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Esrone Adolfo Mário Katumbela
10 de set. de 2020Estou interesado??

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set. de 2020Olá, Esrone!
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa