WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção corretiva deve detectar problemas antes de abrir o notebook

A manutenção de computadores portáteis é bastante distinta da realizada em desktops

A manutenção de computadores portáteis é bastante distinta da realizada em desktops   Dicas CPT


Manutenção corretiva é uma ação reparadora diante da necessidade de se aplicar intervenção técnica. Muitos defeitos são resolvidos sem que haja a necessidade disso. Então, antes de iniciar a desmontagem do equipamento, deve-se observar e executar a limpeza dos componentes e verificá-los.

A manutenção de computadores portáteis é bastante distinta da realizada em desktops. Enquanto nos computadores de mesa é recomendado que o técnico, de forma geral, não recupere os componentes com problemas, para a manutenção de notebooks, a regra não funciona assim. Por causa do elevado custo, aliado a dificuldade em encontrá-los, é importante que o técnico tente recuperá-los. Para realizar esse trabalho, torna-se fundamental ter conhecimentos em eletrônica básica  aplicada a microinformática.

A primeira ação, antes de se iniciar a correção, é produzir um histórico do equipamento junto com o usuário. Todo equipamento tem uma carga máxima de trabalho que pode ser usada diariamente. Esse dado é fornecido pelo fabricante e deverá ser levado em consideração na hora da avaliação do defeito.

“Pergunte ao operador quanto tempo o notebook é usado por dia e em que condições ambientais. Defina, também, qual o defeito reclamado e em que condições o mesmo acontece”, acrescenta o professor, especialista em manutenção de equipamentos de informática.

Dentre diversos problemas encontrados, o professor Santos lista os mais comuns no curso. Um deles é o chamado efeito memória na bateria. Isso acontece quando essa adquire carga por uso inadequado, somente na fonte de alimentação, sem o exercício de carga e descarga; ou não é recarregada totalmente. “Para identificar esse problema, é necessário entrar no gerenciador de energia do Windows e verificar a identificação de carga da bateria”, afirma.

Quando o notebook apresenta problemas na fonte de alimentação, não recebe a energia e, portanto, normalmente, não liga e nem acende os seus leds. “Quando o computador apresentar esse problema, a primeira verificação a ser feita é o teste no cabo da fonte de alimentação”, ensina Santos.



Conheça os Cursos a Distância CPT da área Manutenção em Equipamentos de Informática.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?