O grande crescimento do mercado de cachaça nos últimos anos incentivou a confecção do Manual de Boas Práticas da Cachaça. Na 35ª Reunião da Cadeia Produtiva da Cachaça, ocorrida ontem na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram discutidos os últimos pontos do material, que será lançado no ano que vem.
O manual pretende trazer recomendações para auxiliar na produção e no aumento da qualidade da cachaça. Durante a reunião, representantes do setor discutiram medidas para desenvolver a cadeia produtiva e tornar o produto ainda mais competitivo no mercado internacional.
Além do manual de boas práticas, os produtores também discutiram outras propostas, como a Instrução Normativa que trata do envelhecimento da cachaça e o reconhecimento como produto genuinamente brasileiro, pelos Estados Unidos. Além disso, foi debatida a volta da cachaça ao Simples Nacional, o que poderia beneficiar os micro e pequenos empresários.
Hoje, cerca de 120 mil pessoas estão empregadas na produção de cachaça. Por ano são produzidos em torno de 900 milhões de litros, que são comercializados principalmente no mercado interno. Um dos maiores desafios para os produtores tem sido a internacionalização, o que traria mais renda mas exige um produto com ainda mais qualidade.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alceu José Marcelino
9 de nov. de 2021Excelente matéria falar de cachaça é algo muito especial pra mim sou facinado com cachaça! Quero formalizar o meu alambique, preciso da ajuda de alguém conhecedor das partes borrocratica.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jan. de 2022Olá, Alceu! Como vai?
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site!
Sem dúvidas é um ótimo empreendimento!
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.