WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo reprodutivo é determinado pela nutrição e raça das ovelhas

Para que o criador aumente a eficiência reprodutiva do seu rebanho, pode-se utilizar a técnica do "flushing"

O flushing  ocorre quando se eleva o nível nutricional das ovelhas, três a quatro semanas antes do início da estação de monta.

Para se determinar o começo da atividade sexual dos animais, deve ser levado em consideração o seu peso, que na maior parte dos casos está em torno de 40 kg. A idade para a reprodução é em torno dos 18 meses, mas tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado.

Segundo o professor Dr. Edson Siqueira, especialista em ovinocultura da UNESP, a ovelha é uma espécie poliéstrica estacional. Isso quer dizer que apresenta cios apenas em determinada época do ano. “Durante essa estação de reprodução, o cio se repete, em média, a cada 17 dias”, explica Siqueira.

A duração desse período reprodutivo varia de acordo com a raça. “Na Romney Marsh, por exemplo, pode ser de cinco meses. Os animais das raças deslanadas ou sem raça definida podem se reproduzir o ano inteiro. Porém, de maneira geral, o outono é o período em que todas as ovelhas apresentam plenitude das funções reprodutivas”, ensina o professor Siqueira no curso Criação de Ovinos de Corte, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Para que o criador aumente a eficiência reprodutiva do seu rebanho, pode-se utilizar a técnica do “flushing”. Esse procedimento acontece quando se eleva o nível nutricional das ovelhas, três a quatro semanas antes do início da estação de monta.

Dessa maneira, as ovelhas são dispostas em pastagem de boa qualidade ou é fornecida uma suplementação alimentar com feno, silagem ou concentrado. O aumento da prolificidade das matrizes também pode ser conquistado com a prática da tosquia ou a realização do chamado “efeito macho”. Neste, colocam-se as fêmeas em piquetes, sem qualquer contato com os machos, até a estação de monta.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Criação de Ovinos de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?