WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo integrado une economia, praticidade e lucros

O professor Renato Bravo dá várias dicas de como fazer economia em propriedades rurais

Com o manejo integrado, os custos de produção são reduzidos.

Manejo integrado é uma prática agropecuária para baixar os custos de produção por meio do aproveitamento dos resíduos de uma cultura em outra. No curso elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Como Tornar seu Sítio Lucrativo, o professor e produtor rural Renato Bravo, ensina várias formas da utilização dos resíduos.

Uma dessa formas é a cama dos pintinhos na dieta dos ovinos,  e o uso do esterco do porco, uma vez que ele desperdiça um terço do que consome, na dieta das galinhas caipiras. A esse sistema, o professor Bravo, deu o nome de “ciscódromo”.

O ciscódromo é um tanque de drenagem, desenvolvido com quatro metros de largura e seis de comprimento. Essa extensão é dividida em três compartimentos de dois metros cada, com janelas de vinte centímetros, por onde se drena o chorume.

O tanque tem uma declividade de um a dois porcento, o que faz com que uma porção da parte sólida dos dejetos fique depositada no fundo, e a água possa passar para seu destino final. A cada 40 cm tem-se um obstáculo de cinco a 10 cm de altura dentro do tanque para reter o material sólido, deixando uma greta para a água passar.

Essa estrutura pode ser construída com tijolo comum e rebocado. O fundo de cimento deve impossibilitar o vazamento. Dessa forma, os frangos ciscam e comem o resto da ração que não foi aproveitada pelos suínos, por isso o nome de ciscódromo.

Outra dica do professor no curso do CPT é o aproveitamento das vísceras não comestíveis, como intestino grosso e retalhos de corte. Após o cozimento, pode-se misturar esses resíduos ao farelo e oferecer ás aves no campo.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Tornar seu Sítio Lucrativo

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!