Manejo integrado é uma prática agropecuária para baixar os custos de produção por meio do aproveitamento dos resíduos de uma cultura em outra. No curso elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Como Tornar seu Sítio Lucrativo, o professor e produtor rural Renato Bravo, ensina várias formas da utilização dos resíduos.
Uma dessa formas é a cama dos pintinhos na dieta dos ovinos, e o uso do esterco do porco, uma vez que ele desperdiça um terço do que consome, na dieta das galinhas caipiras. A esse sistema, o professor Bravo, deu o nome de “ciscódromo”.
O ciscódromo é um tanque de drenagem, desenvolvido com quatro metros de largura e seis de comprimento. Essa extensão é dividida em três compartimentos de dois metros cada, com janelas de vinte centímetros, por onde se drena o chorume.
O tanque tem uma declividade de um a dois porcento, o que faz com que uma porção da parte sólida dos dejetos fique depositada no fundo, e a água possa passar para seu destino final. A cada 40 cm tem-se um obstáculo de cinco a 10 cm de altura dentro do tanque para reter o material sólido, deixando uma greta para a água passar.
Essa estrutura pode ser construída com tijolo comum e rebocado. O fundo de cimento deve impossibilitar o vazamento. Dessa forma, os frangos ciscam e comem o resto da ração que não foi aproveitada pelos suínos, por isso o nome de ciscódromo.
Outra dica do professor no curso do CPT é o aproveitamento das vísceras não comestíveis, como intestino grosso e retalhos de corte. Após o cozimento, pode-se misturar esses resíduos ao farelo e oferecer ás aves no campo.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.