Manejo é todo o conjunto de atividades realizadas pelo homem em um criatório de animais. No caso do serpentário, principalmente, todo cuidado é pouco. Por isso, é necessário que o responsável pelo manejo das cobras use sempre botas grossas e de cano longo, e tenha por perto um gancho ou laço, para imobilizar a serpente. Quando o manipulador precisar levar o animal de um local para o outro, deverá utilizar caixas de madeira, ou outro recipiente que possa ser lacrado.
As serpentes recém-nascidas, após as duas primeiras trocas de pele, que ocorrem aproximadamente duas semanas depois do nascimento, precisam ser alimentadas. Nessa primeira refeição, o alimento deve ser introduzido, com todo cuidado, na boca do animal.
Segundo o professor Dr. Stefan Tutzer, no curso Criação de Serpentes para Produção de Veneno, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o criador deve, primeiro, aplicar o complexo vitamínico e o vermífugo. Antes de introduzir o neonato de camundongo, deve fazer as presas dos filhotes de serpente picá-lo. O veneno liberado, juntamente com a saliva, auxiliará na digestão. As refeições posteriores devem ser feitas uma vez por semana”.
As serpentes se irritam facilmente após ingerirem o alimento e, se ficam estressadas, o regurgitam. Portanto, fique atento, ofereça tranquilidade e mantenha sempre um recipiente com água por perto. O costume de consumir esse líquido antes ou após as refeições garante sossego.
À medida que os animais crescem e são separados, por espécies e tamanho, em baias, a forma de alimentação sofre alterações. No animal adulto, ela é realizada quinzenalmente, bastando jogar os camundongos vivos dentro do serpentário.
Todos os locais onde os animais vivem devem ser desinfectados e higienizados. Mantenha-os sempre limpos, isso evita uma série de problemas. Antes, remova todos os animais do local. As boas condições higiênicas, a manutenção e manuseio correto, garantem a longevidade das serpentes.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

GP Morgado
6 de nov de 2019Gostaria de saber qual parte do corpo da serpente é indicado para inserir a pinça no manejo. Pois já observei e acho que o aparelho ( pinça) aperta muito o animal, podendo facilmente machuca-lo.

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov de 2019Olá,Morgado
Como vai?
Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.
O CPT disponibiliza o curso: Criação de Serpentes Para Produção de Veneno. O veneno das serpentes é largamente utilizado na indústria farmacêutica, possuindo elevado valor comercial. Este curso aborda a criação das espécies de serpentes capazes de inocular peçonha; sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes