WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Manejo de serpentes deve ser feito com todo o cuidado

Use sempre botas grossas, de cano longo, e tenha por perto um gancho ou laço para imobilizar o animal

 

 No serpentário, principalmente, todo cuidado é pouco.

 

Manejo é todo o conjunto de atividades realizadas pelo homem em um criatório de animais. No caso do serpentário, principalmente, todo cuidado é pouco. Por isso, é necessário que o responsável pelo manejo das cobras use sempre botas grossas e de cano longo, e tenha por perto um gancho ou laço, para imobilizar a serpente. Quando o manipulador precisar levar o animal de um local para o outro, deverá utilizar caixas de madeira, ou outro recipiente que possa ser lacrado.

As serpentes recém-nascidas, após as duas primeiras trocas de pele, que ocorrem aproximadamente duas semanas depois do nascimento, precisam ser alimentadas. Nessa primeira refeição, o alimento deve ser introduzido, com todo cuidado, na boca do animal.

Segundo o professor Dr. Stefan Tutzer, no curso Criação de Serpentes para Produção de Veneno, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o criador deve, primeiro, aplicar o complexo vitamínico e o vermífugo. Antes de introduzir o neonato de camundongo, deve fazer as presas dos filhotes de serpente picá-lo. O veneno liberado, juntamente com a saliva, auxiliará na digestão. As refeições posteriores devem ser feitas uma vez por semana”.

As serpentes se irritam facilmente após ingerirem o alimento e, se ficam estressadas,  o regurgitam. Portanto, fique atento, ofereça tranquilidade e mantenha sempre um recipiente com água por perto. O costume de consumir esse líquido antes ou após as refeições garante sossego.

À medida que os animais crescem e são separados, por espécies e tamanho, em baias, a forma de alimentação sofre alterações. No animal adulto, ela é realizada quinzenalmente, bastando jogar os camundongos vivos dentro do serpentário.

Todos os locais onde os animais vivem devem ser desinfectados e higienizados. Mantenha-os sempre limpos,  isso evita uma série de problemas. Antes, remova todos os animais do local. As boas condições higiênicas, a manutenção e manuseio correto, garantem a  longevidade das serpentes.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

GP Morgado

6 de nov de 2019

Gostaria de saber qual parte do corpo da serpente é indicado para inserir a pinça no manejo. Pois já observei e acho que o aparelho ( pinça) aperta muito o animal, podendo facilmente machuca-lo.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov de 2019

Olá,Morgado

Como vai?

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

O CPT disponibiliza o curso: Criação de Serpentes Para Produção de Veneno. O veneno das serpentes é largamente utilizado na indústria farmacêutica, possuindo elevado valor comercial. Este curso aborda a criação das espécies de serpentes capazes de inocular peçonha; sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!