
O alimento deve ser balanceado para frangos de corte e poedeiras, formulado para atender a cada fase da criação.
O manejo alimentar tem como objetivo principal suprir as exigências nutricionais das aves em todo o período de desenvolvimento e de produção, otimizando o crescimento, a eficiência produtiva e a lucratividade. Os custos com a alimentação representam cerca de 75% das despesas totais da produção, assim, o uso de alimentos alternativos permite reduzir os gastos.
No sistema extensivo, as aves ficam totalmente soltas e consomem o que encontram disponível no campo. Alguns criadores, na tentativa de melhorar o desempenho, também fornecem sobras de comida.
Já em sistemas de criação em que é fornecida ração balanceada, essa deve ser distribuída em comedouros, protegida de sol e chuva. Está relacionada com a qualidade e o tamanho da área de pastagem destinada a cada ave.
O professor Dr. Luiz Fernando Albino, no curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina que “na criação de aves caipiras, quando a alimentação é de 50% de consumo à vontade, as galinhas necessitam de 4 a 5 m² de pasto por ave. No caso de 80% de consumo à vontade, essa área seria reduzida para apenas 3 a 4 m². No sistema de confinamento, um frango alimentado apenas de ração consome, em média, até os 60 dias de idade, seis quilos de ração”.
O alimento deve ser balanceado especificamente para frangos de corte e poedeiras, formulado para atender a cada fase da criação. Precisa conter fontes energéticas, como milho e sorgo; fontes proteicas vegetais, como farelos de soja e amendoim; e fontes minerais, como o sal.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

junior durvau
3 de set. de 2014Isso é muito interessante

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de set. de 2014Olá, Júnior!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da notícia sobre alimentação da ave caipira.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

joão carlos cepolini
23 de out. de 2013Achei muito interessante a matéria criação caipira de aves

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de out. de 2013Olá, João Carlos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos