
Em plantações de morangos ao ar livre é muito comum o aparecimento de manchas escuras sobre os frutos. Essas manchas danificam completamente os frutos, apodrecendo-os ainda no pé e eliminando completamente as possibilidades de comercialização. É ruim para a lavoura e é pior ainda para o produtor, que pode ver todo o seu trabalho ser perdido.
Segundo Hélcio Costa, Engenheiro Agrônomo do Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – as manchas amarronzadas nos morangos são causadas por um fungo, conhecido como morfo cinzento do morango. Esse fungo é dissipado pelo ar, tem vários hospedeiros e ataca plantações cujo solo esteja com alta de umidade, principalmente por causa do sistema incorreto de irrigação da cultura e chuvas.
A boa notícia para os produtores é que este fungo pode ser eliminado com medidas simples: fazer a catação nos canteiros de frutos atacados pelo fungo, retirar as folhas velhas dos morangueiros e utilizar o sistema de cultivo por meio de estufas ou túneis. Ainda de acordo com o agrônomo, eliminando-se a umidade, elimina-se também o fungo.
A última dica dada por Hélcio Costa é usar o sistema de irrigação por gotejamento dentro da estufa e não por aspersão, eliminando completamente as possibilidades de proliferação do fungo.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Fonte Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.