WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manchas escuras nos morangos orgânicos tem solução

O aparecimento das manchas escuras nos morangos apodrece os frutos, eliminando quaisquer possibilidades de comercialização. Mas isto tem solução!

Morango orgânico

Em plantações de morangos ao ar livre é muito comum o aparecimento de manchas escuras sobre os frutos. Essas manchas danificam completamente os frutos, apodrecendo-os ainda no pé e eliminando completamente as possibilidades de comercialização. É ruim para a lavoura e é pior ainda para o produtor, que pode ver todo o seu trabalho ser perdido.

Segundo Hélcio Costa, Engenheiro Agrônomo do Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – as manchas amarronzadas nos morangos são causadas por um fungo, conhecido como morfo cinzento do morango. Esse fungo é dissipado pelo ar, tem vários hospedeiros e ataca plantações cujo solo esteja com alta de umidade, principalmente por causa do sistema incorreto de irrigação da cultura e chuvas.

A boa notícia para os produtores é que este fungo pode ser eliminado com medidas simples: fazer a catação nos canteiros de frutos atacados pelo fungo, retirar as folhas velhas dos morangueiros e utilizar o sistema de cultivo por meio de estufas ou túneis. Ainda de acordo com o agrônomo, eliminando-se a umidade, elimina-se também o fungo.

A última dica dada por Hélcio Costa é usar o sistema de irrigação por gotejamento dentro da estufa e não por aspersão, eliminando completamente as possibilidades de proliferação do fungo.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Fonte Globo Rural.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!