WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mamão, fruta nutritiva e lucrativa

A papaína é uma enzima encontrada no látex do mamoeiro, utilizada na indústria têxtil, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos

O mamão Papaya, conhecido também como mamão Havaí, é uma das variedades mais aceitas no mercado.

O mamão Papaya, conhecido também como mamão Havaí, é uma das variedades mais aceitas no mercado.

O mamoeiro é originário da América do Sul e uma das fruteiras mais comuns nos países tropicais do continente americano. Se expandiu para a África e Ásia, sendo hoje largamente cultivado na Índia, Tailândia, Indonésia, México, Nigéria, entre outros países.

O mamão Papaya, conhecido também como mamão Havaí, é uma das variedades mais aceitas no mercado. Uma de suas características principais é a grande densidade de plantas por hectare. Além disso, tem desenvolvimento rápido e  fácil propagação, com alta produção durante todo o ano, sendo comercializado tanto no mercado nacional como internacional.

“Vale ressaltar que algumas particularidades do mamoeiro o tornam importante tanto para abastecer os mercados de fruta fresca, quanto pelo aproveitamento da polpa para extração de papaína, empregada para os mais variados usos”, destaca o professor José Stanley Oliveira Silva, especialista em proteção de plantas e gestão agroindustrial.

A papaína é uma enzima encontrada no látex do mamoeiro, extraído dos frutos verdes, troncos e folhas. A indústria de cerveja tem sido a principal consumidora, contribuindo com cerca de 75% da demanda. Seguida pelo uso em amaciamento de carne, curtumes, na indústria têxtil, na produção de determinados tipos de queijos, na indústria farmacêutica e na produção de cosméticos.

O professor acrescenta, no curso Produção de Mamão, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  que “fora todas essas características, o mamão ainda é uma boa fonte de cálcio pró-vitamina A e vitamina C”.

A Bahia e o Espírito Santo são os maiores produtores, sendo que o estado capixaba produz cerca de 40t/ha/ano. Esse valor é suficiente para abastecer o mercado local e fornecer excedentes para a exportação para o Reino Unido, Alemanha, França, Itália e  Canadá.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?