As ruas da cidade de Cambridge, no Reino Unido, estão munidas de mais um aparato contra a produção maciça de resíduos. É a Big Belly Bin, compartimento da barriga grande, em tradução literal, lixeira que utiliza energia solar para compactar os resíduos. Isso aumenta em até oito vezes sua capacidade de armazenamento.
Essa é uma boa arma na luta contra a poluição de ruas, uma vez que, como comenta a professora Maria Esther de Castro e Silva, no curso Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas “o lixo produzido nas cidades é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelos administradores públicos, tanto no aspecto de educação do gerador do resíduo, como na implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento final” .
Essa inovação foi desenvolvida pensando na necessidade de realizar menos vezes a coleta de lixo urbano e, assim, diminuir, também, o uso do caminhão de lixo. Consequentemente, será reduzida a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Quando o recipiente atinge 85% da capacidade total, envia uma mensagem SMS para as autoridade locais informando sobre a necessidade de esvaziar a lixeira. A tecnologia funciona à bateria, que é recarregada por um painel solar.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

TATIANA CARLA PASQUALOTTO
28 de jun. de 2023Gostaria de saber sobre a lixeira que utiliza energia solar para fazer compostagem. É um produto que está disponível para comercialização?

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jun. de 2023Olá, Tatiana Carla Pasqualotto! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT