As ruas da cidade de Cambridge, no Reino Unido, estão munidas de mais um aparato contra a produção maciça de resíduos. É a Big Belly Bin, compartimento da barriga grande, em tradução literal, lixeira que utiliza energia solar para compactar os resíduos. Isso aumenta em até oito vezes sua capacidade de armazenamento.
Essa é uma boa arma na luta contra a poluição de ruas, uma vez que, como comenta a professora Maria Esther de Castro e Silva, no curso Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas “o lixo produzido nas cidades é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelos administradores públicos, tanto no aspecto de educação do gerador do resíduo, como na implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento final” .
Essa inovação foi desenvolvida pensando na necessidade de realizar menos vezes a coleta de lixo urbano e, assim, diminuir, também, o uso do caminhão de lixo. Consequentemente, será reduzida a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Quando o recipiente atinge 85% da capacidade total, envia uma mensagem SMS para as autoridade locais informando sobre a necessidade de esvaziar a lixeira. A tecnologia funciona à bateria, que é recarregada por um painel solar.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.