
Belas praias fazem do Litoral Sul da PB um dos lugares mais visitados do Brasil nessa época do ano. Foto: Folha.com
Diversão e aventura não faltam no roteiro de viagem pelo Litoral Sul da Paraíba. Muitos restaurantes, praias badaladas, incluindo uma de naturismo, e belas paisagens aguardam os turistas. A maneira mais comum de aproveitar o passeio é dando uma volta de buggy na areia. O trajeto de mais ou menos quatro horas passa pelas praias do Amor, Carapibus, Coqueirinho, Jacumã, Tabatinga, Tambaba e Barra do Gramame. Os mais ousados ainda podem chegar até a uma praia para naturistas.
A Praia de Gramame geralmente é a primeira a ser visitada, pois nela acontece o encontro do rio com o mar. Neste ponto, a correnteza é muito forte, necessitando atenção dos banhistas. No lugar ainda dá para saborear o prato típico da região, a galinha de capoeira. Na beira da barra está o Bar do Zezinho, famoso por abrigar um caranguejo treinado a tirar fotos com os turistas, o Robocop V.
A Praia do Amor é a parada seguinte. Ela tem esse nome por causa de uma pedra furada com a forma parecida com a de um coração. Depois, o roteiro segue com a Praia de Jacumã, de ondas mais fortes, ideal para a prática de surfe, e um maceió de água doce. Diversos bares servem bebidas, pratos e petiscos à beira-mar.
Piscinas naturais se formam nos corais e são a atração da Praia de Carapibus. A maré baixa em algumas épocas do ano permite visualizar a água cristalina e os peixes coloridos no fundo dela. Outros animais marinhos, como polvos, conchas e moreias, também aparecem. É bom levar uma máscara e um snorkel para fazer mergulhos.
A Praia de Tabatinga possui dois maceiós e um mar bem agitado. À tarde, os turistas podem ver as tartarugas que saem para respirar, o que é um pouco difícil, mas é só sentar em uma das várias falésias e apreciar a paisagem. Alguns trechos entre uma praia e outra podem ser explorados a pé. No entanto, a maioria é feita através de estradas asfaltadas ou trilhas de terra.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.