WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Linguagem corporal ajuda a identificar a necessidade do cliente

O atendente deve interpretar as atitudes e ajustar seu desempenho a cada tipo de cliente

 

Gestos revelam a personalidade e indicam se o cliente está receptivo às idéias do vendedor

Cuidado com a primeira impressão, pois de fato ela “fica”, ou seja, permanecerá forte na lembrança das pessoas. O modo como nos comportamos e falamos é carregado de significados, os quais são interpretados por nossos ouvintes e observadores. O atendente de loja precisa avaliar se seus gestos e palavras estão coerentes com a real imagem que ele quer transmitir de si e da empresa. Esses mesmos elementos ele deve verificar no cliente.

A linguagem corporal revela parte da personalidade do consumidor e indica se ele está receptivo às idéias do vendedor. Diante disso, o atendente deve administrar as próprias reações, inclusive por meio da fala, por isso é importante também saber falar.

O jornalista Pedro Moreira, professor do curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá algumas dicas sobre linguagem corporal e comunicação oral, o atendente pode usá-las tanto para corrigir o próprio comportamento quanto para entender a mensagem que cada tipo de cliente quer passar.

Linguagem corporal

– Inclinar-se para frente é sinal de que está receptivo.
– Afastar-se é sinônimo de que algo o perturba e provavelmente não está compreendendo os argumentos do falante.
– Olhar para vários lugares demonstra que a pessoa perdeu o interesse no assunto; mas olhar fixamente significa o contrário.
– Cruzar os braços ou as pernas pode ser entendido como uma barreira. Outro sinal com esse sentido é passar a mão no rosto.
– Como agir: O atendente deve interpretar estas atitudes e, se for o caso, ajustar seu desempenho a cada tipo de cliente.

Saber falar

– Não deixar passar mais do que 30 segundos sem perguntar algo ao cliente ou solicitar um comentário.
– Evitar imaginar o que o outro vai falar, tentando adivinhar o que dirá. Deixe que ele diga.
– Conter a ansiedade e não falar o tempo todo.
– Como agir: Deixar o cliente falar primeiro e prestar atenção para perceber o tipo de cliente, se ele é expansivo, se é detalhista, se é tímido. Cada um possui um perfil psicológico, diferenças que devem ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!