
Cordeirólopis, cidade do estado de São Paulo, sedia hoje o 11º Dia do Limão Taiti. Esse é um evento voltado para citricultores, estudantes, agrônomos e pesquisadores. A comercialização da fruta e de seus subprodutos está em alta desde o conhecimento dos benefícios da farinha de limão e do sucesso que a caipirinha (bebida com cachaça e limão) faz na Europa.
A farinha de limão foi desenvolvida pela Embrapa e promove melhorias na saúde como o combate da insônia, enxaqueca e problemas respiratórios. A farinha pode ser consumida junto com os alimentos, sem alterar em nada no sabor, porque é 100% natural, ou seja, não utiliza nenhum tipo de conservantes. Também pode ser usada na fabricação bolos e doces.
O Dr. Dalmo Lopes Siqueira, especialista em fruticultura, comenta em seu curso CPT Produção de Limão Taiti, que “a citricultura é uma prática que tem a vantagem de uso de cultivos intercalares. Esse aproveitamento propicia rendimento na fase improdutiva do pomar, racionalização no uso de adubos e melhor utilização dos fatores: água, terra, luz, mão de obra e proteção contra a erosão”.
O limão Taiti é muito usado na culinária, na limpeza e preparo de alimentos (carnes, massas, bolos, confeitos) e no preparo da deliciosa limonada. Seus frutos estão maduros em torno de 120 dias após a floração e suas sementes são raras ou ausentes. Na medicação caseira o fruto é utilizado como auxiliar no tratamento de gripes e deficiência de vitamina C.
Quer saber mais sobre a produção do limão taiti? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.