
O limão Taiti é, hoje, um dos frutos cítricos de maior importância comercial no Brasil. Estima-se que a área plantada com essa lima ácida, no país, seja de cerca de 30.000 ha. O Estado de São Paulo é o primeiro produtor brasileiro, representando quase 70% do total, seguido, a distância, pelo Rio de Janeiro, com uma oferta de 8%. No contexto mundial, o Brasil é o quinto principal produtor, ficando atrás do México, Estados Unidos, Egito, Índia e Peru.
Para driblar a baixa de preços da fruta durante o período da entressafra, os produtores alteram a época de floração, forçando o amadurecimento. Dentre as alternativas para que isso aconteça, destaca-se o uso de reguladores de crescimento.
Porém, o professor Dalmo Lopes de Ciqueira, no curso Produção de Limão Taiti, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “fatores como situação nutricional da planta, disponibilidade de água no solo e temperatura ambiental interagem entre si, dificultando a indução do florescimento no período desejado, por isso é importante estar atento. O manejo da irrigação, associado a adubações mais pesadas e pulverizações com micronutrientes permitem maiores produções na entressafra.”
Essa é uma das espécies de citros de maior precocidade, apresentando, em geral, já a partir do terceiro ano, uma produção significativa. A produtividade de um pomar com quatro anos de idade é, em média, 107 mil frutos por hectare. Aos 11 anos, o mesmo alcança 403 mil frutos/ha.
Muito apreciado na culinária, acompanhando saladas e peixes, o limão Taiti torna muitos pratos ainda mais saborosos e saudáveis. Tem alto teor de vitamina C e, além de ser refrescante, é um excelente tônico repositor de energia.
Quer saber mais sobre a produção do limão taiti? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.