WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Leitura dinâmica pode ajudar nos estudos

Método acelera e melhora a capacidade da leitura, por isso é ideal para ajudar na preparação para vestibulares e concursos

 

 Para aprender a leitura dinâmica, primeiro o leitor entra em contato com assuntos que domina, apenas para acelerar o ritmo de leitura.

A rotina de quem estuda para o vestibular e para concursos é bem intensa e carregada de muita leitura. Passar horas em cima dos livros pode ser bastante cansativo, o que não significa ser produtivo. É comum que o excesso de leitura não venha acompanhado de resultado no aprendizado. Assim, para que os estudos sejam mais eficientes, muitos estudantes recorrem à leitura dinâmica.

Enquanto em um ritmo normal de leitura uma pessoa lê no máximo 150 palavras por minuto e entende 60% do conteúdo, com a leitura dinâmica dá para ler até 800 palavras por minuto, compreendendo 80%. O método significa um melhor aproveitamento do conteúdo em menos tempo, o que pode ser um diferencial para quem vai tentar uma prova classificatória.

O diferencial na leitura dinâmica é como o leitor assimila as palavras. No método comum, ensinado nos primeiros anos de escola, aprendemos a ler silabicamente, juntando sílaba a sílaba para formar cada palavra. Já um leitor dinâmico aprende a ler a palavra como um todo, o que acelera a leitura e facilita a compreensão.

No entanto, é preciso muito treinamento para ser um bom leitor dinâmico. Primeiro, o aluno começa lendo textos com assuntos conhecidos por ele, apenas para acelerar o tempo de leitura. Depois, passa para textos diferentes para ampliar a capacidade de compreensão. A mudança de uma fase para outra depende do rendimento de cada pessoa.

Apesar de ser muito útil em muitos casos, alguns professores não recomendam que a leitura dinâmica seja usada em todas as situações. Ela é bastante útil para quem precisa assimilar uma ideia em um curto espaço de tempo, pois o que importa é a compreensão do que foi proposto. No entanto, temas mais complexos, ou que exigem uma leitura aprofundada, requerem não só uma leitura bem concentrada como também que o texto seja lido algumas vezes.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?