Legumes ajudam a controlar glicose no sangue de diabéticos

Pesquisa mostra que dieta rica nesses alimentos reduz a pressão arterial e as chances de desenvolver doença coronariana

 

 Os legumes ajudam a controlar as taxas de glicose no sangue. Foto: reprodução.

De acordo com um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, o consumo de legumes pode ajudar no controle do diabetes tipo 2. O hábito, associado à ingestão de alimentos com baixa taxa glicêmica (carboidratos processados, batatas e pão branco), pode ser recomendado para o controle da quantidade de glicose no sangue.

O estudo foi baseado nos dados de 121 pacientes com a doença. Um grupo adotou uma alimentação com baixa carga glicêmica e com alto consumo de legumes (porção de 190g por dia). Os outros participantes fizeram uma dieta com baixa carga glicêmica, mas ingeriram fibras através de ingredientes integrais.

A dieta dos dois grupos foi monitorada durante três meses pelos pesquisadores. Eles observaram que os participantes que ingeriram mais legumes tiveram maior controle da glicemia no sangue e uma redução da pressão arterial. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram bons resultados.

Os pesquisadores concluíram que a dieta com baixa taxa glicêmica junto com a ingestão de legumes é a melhor maneira de reduzir as taxas de glicose no sangue, um dos principais fatores para o desenvolvimento de doença coronariana. Para eles, o resultado da pesquisa pode incentivar o poder público a realizar campanhas mostrando os benefícios do consumo de legumes. O estudo foi publicado na revista Archives of Internal Medicine.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade