Mel, pólen e geleia são matérias-primas usadas em diversos cosméticos naturais oferecidos no mercado. O mais recente deles foi desenvolvido a partir do veneno das abelhas, em um laboratório de Tatuí, cidade a 140km de São Paulo. O produto já foi lançado no mercado, com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e promete aumentar a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele. Por isso, ele tem o nome de botox natural.
O botox original é fabricado a partir da toxina botulínica, produzida por uma bactéria. Ele causa paralisia parcial do tecido, retirando o aspecto enrugado por conta das expressões faciais. Ele só pode ser aplicado por dermatologistas em clínicas certificadas.
Uma grande vantagem do botox natural, feito a partir do mel, é que ele pode ser usado em casa. Funciona como um creme cosmético comum e não apresenta os riscos do botox tradicional. Ele melhora a circulação sanguínea e elimina as células mortas, reduzindo a aparência enrugada da pele.
Ciro Protta, sócio do laboratório, explicou que a melitina, presente no veneno das abelhas, transmite a sensação da picada, fazendo com que a pele reaja a ela. Ele afirmou que isso estimula a produção de colágeno pelo próprio organismo, renovando as células naturalmente.
O pesquisador estuda as abelhas há mais de 20 anos e já criou outros produtos à base de própolis, de mel e do veneno. Mas, a dificuldade até então era extrair este último, já que a abelha perde o ferrão e morre ao liberá-lo na picada.
No entanto, um dispositivo criado por ele mesmo permitiu a coleta do veneno sem a morte da abelha. Uma haste metálica e energizada é colocada na entrada da colmeia, quando as abelhas entram em contato com ela, liberam o veneno, mas não perdem o ferrão. O dispositivo já foi patenteado e o botox natural já se encontra no mercado.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.