WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Jardinagem é usada como tratamento contra dores crônicas

A terapia horticultural pretende fazer os pacientes aprenderem a lidar com as dores

A terapia horticultural proporciona relaxamento do corpo e  da mente. Tal fato poderia explicar o alívio das dores.

No jardim de um hospital em Londres, terapeutas estão realizando tratamentos contra dores crônicas nas costas, para ajudar os pacientes a lidarem com o incômodo ocasionado e suas consequências. Fumar e estar acima do peso são fatores que influenciam no risco de desenvolver esse tipo de dor, assim como carregar objetos pesados, ter mal postura e se curvar repetitivamente.

Pesquisas revelam que quatro entre cinco pessoas que moram em um país industrializado sofrerão de dores nas costas em algum momento da vida. A maioria delas ficarão curadas dentro de aproximadamente seis semanas, algumas, no entanto, irão sofrer dores crônicas.

O jardim do hospital pode parecer um lugar incomum para tratamentos terapêuticos, porém, é lá que a especialista em terapia horticultural, Viv Williamson, ajuda os pacientes a  aprenderem a controlar suas dores. Durante o tratamento, enquanto cuidam das plantas, é usado um relógio, para sinalizar o momento de mudar de posição e iniciar uma nova tarefa. São utilizadas ferramentas que pesam pouco e a postura sempre é verificada.

O professor Wantuelfer Gonçalves, no curso Produção de Mudas Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “em virtude de a vida moderna afastar o homem cada vez mais da natureza, surge a necessidade de levar as plantas para mais próximo do seu convívio, nos lares, escritórios, jardins, em praças públicas e demais áreas de lazer, promovendo, dessa forma, um sentimento de unidade entre o ser humano e a natureza. Isso proporciona relaxamento corporal e  mental”. Tal fato poderia explicar o alívio das dores.

O Dr.  Jan Gawronski, médico especialista em reabilitação, diz que a dor crônica deixa a pessoa debilitada e a faz ter que se esforçar bastante para   realizar tarefas da vida cotidiana, podendo levar até mesmo à depressão. Ele afirma que o projeto deseja fazer com que os pacientes recuperem a confiança por meio do ensinamento de formas de como aproveitar a vida de maneira saudável, dentro de suas possibilidades.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?