O jardim japonês é construído com o objetivo de refletir a milenar cultura japonesa e seus valores. Por isso, ele deve estar em sintonia com a arquitetura da residência que o abriga, que geralmente também possui traços da tradicional construção civil japonesa.
Se você pretende implantar um jardim como esse, precisa estar ciente de algumas informações básicas. Há componentes desse estilo de jardim que são obrigatórios. Citaremos alguns para ajudá-lo no seu planejamento.
Nesse jardim, há uma filosofia a ser transmitida por cada um dos elementos, bem como pela combinação deles. As plantas são arranjadas de forma esteticamente agradável com o propósito de valorizar cada espécie e de proporcionar um ambiente que leve as pessoas à meditação.
De acordo com Eduardo Elias Santos, professor do curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, uma característica típica do jardim japonês é quanto ao número de espécies de plantas, que deve ser relativamente pequeno. O especialista em plantas ornamentais lembra que o bambu é uma das espécies que não podem faltar.
Outras plantas sugeridas são as azaleias, as tuias, as camélias e as glicínias. Já o terreno é comumente revestido por grama japonesa ou brita branca. Há mais componentes imprescindíveis. Seguem alguns, com seus respectivos significados:
Seixos: são distribuídos de forma a sugerir que foram desgastados pela natureza;
Água: serve de espelho ao homem, que ao se enxergar é levado a refletir sobre a própria vida;
Carpa: peixe que representa a fertilidade e a prosperidade.
Veja mais dicas dadas pelo professor do curso CPT, Eduardo Elias Santos, no vídeo abaixo.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Anderson Silva
24 de mar. de 2013Olá bom dia! Há possibilidade de ser disponibilizado a parte completa do vídeo do Jardim Japonês??

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2013Olá, Anderson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Na TV Cursos CPT, você pode assisitr a trechos do curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos