Marketing é um conjunto de métodos que deve ser implantado em uma empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou serviço. Ou seja, é administrar sua empresa para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. Há uma variada possibilidade de atividades, que vão desde estudo de mercado, promoções, publicidades e vendas, até assistência pós-venda.
Em sua pequena empresa o marketing deve ser estrategicamente pensado. Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, coordenadora do Curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se o cliente ou consumidor for encarado como o centro de todo o processo.
Algumas ações são mais indicadas para as pequenas empresas. Fazer uma pesquisa para conhecer melhor onde você atua é a primeira delas. Deve-se também utilizar a internet, construir um site voltado para seu cliente, utilizar serviços gratuitos como Facebook, Twitter e e-mail. Todas essas estratégias são uma ótima forma de divulgar seus produtos.
É importante que a sua imagem transmita confiabilidade. Investimentos em logotipos, slogan, embalagens e envelopes, dão maior visibilidade a sua empresa, o que influencia na decisão de compra e gera confiança no consumidor. Fazer parcerias com empresas do mesmo ramo ajuda a divulgar o nome da sua empresa de uma forma interessante para o seu negócio. Uma divulgação positiva associa a sua marca a um bom negócio.
Por: Virgínia Maria de Araújo
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