WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inverno começa hoje

Estação marcada por oscilações de temperatura e umidade exige cuidados

 

A cidade de Campos do Jordão, interior de SP, recebe muitos visitantes no inverno. Foto: reprodução.

Em algumas cidades, a impressão é que ele chegou faz tempo. Desde o princípio de maio, as pessoas já tiraram os cobertores, casacos e botas do armário. Mas oficialmente ele só começa hoje, quando o relógio marcar 20h09min. A expectativa da empresa Climatempo, ligada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é de que uma forte frente fria deixe o clima bastante instável neste início de estação, com chuva em quase todos os estados do Sudeste e Sul do país.

No entanto, apesar das oscilações nos primeiros dias do inverno, ele deve ser bem tradicional, sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña. Ou seja, é bom se preparar para temperaturas baixas no Sul e em parte do Sudeste, e um clima bem seco no Nordeste. O que não muda muito são as frequentes chuvas nas regiões Norte e Centro-Oeste, que continuam com temperaturas médias altas, com a diferença de que chove menos que a abundância natural de chuvas do restante do ano.

Uma característica marcante do inverno em qualquer lugar é a oscilação da umidade relativa. Pela manhã, é comum a alta umidade, com a formação de fortes nevoeiros e neblina. Ao longo do dia, a umidade vai se dissipando, chegando a um momento crítico no entardecer, quando registra valores de até 40%. Por causa dessa oscilação de umidade ocorrem os principais problemas respiratórios, como alergias, asmas, gripes e resfriados.

Assim, é importante ter alguns cuidados, como evitar choques térmicos causados por ar-condicionado e banhos muito quentes, dormir em locais arejados, beber muito líquido e usar soro fisiológico para lubrificar os olhos e as narinas em tempo seco.

Também é importante cuidar da pele e dos cabelos, que ficam mais ressecados com o vento frio e o ar seco. Assim, é necessário usar hidratantes, evitar banhos muito quentes, que causam ressecamento, e usar protetor solar mesmo em dias sem sol. Usar roupas e sapatos quentes, além de mais bonito, pode deixá-lo mais saudável.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?