A agricultura de precisão visa analisar as condições ideais de plantio (clima, solo, relevo) para potencializar as práticas de cultivo. Ela alia tecnologia ao aproveitamento das características naturais oferecidas pelo local, o que gera um ganho de produtividade e, consequentemente, lucro. Na Convenção da Rede de Agricultura de Precisão, que acontece durante toda esta semana, estão sendo apresentadas várias pesquisas que procuram desenvolver a área.
A Embrapa Algodão mostrou o resultado do uso dessa técnica. De acordo com a pesquisadora Ziany Neiva, um equipamento analisou as informações nutricionais e de crescimento do algodão, dados úteis para conhecer qual é o melhor tipo de adubo e como aumentar a produção.
Já a Embrapa Pecuária Sudeste apresentou um projeto de mapeamento da condutibilidade elétrica no solo. Assim dá para saber as características do solo, como por exemplo a textura e a quantidade de matéria orgânica, responsáveis por aumentar a produtividade.
No mesmo evento, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a adoção de medidas para a agricultura de precisão no Plano Plurianual (PPA). Elas incluem projetos de transferência de tecnologia e a criação de um grupo sobre o tema na Câmara Temática de Insumos do Ministério da Agricultura.
O pesquisador Luiz A. Balastreire, professor do curso Agricultura de Precisão, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que é importante o empenho desses órgãos para promover a técnica, uma vez que ela é muito eficiente. Quem ganha é o consumidor e o produtor.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

DULCELIO HENRIQUE LANA
5 de jun. de 2017Bom dia, trabalho na área de Agricultura de Precisão, porém com foco em manejo da fertilidade de solos e nutrição de plantas, gostaria de receber informações sobre a linha de tecnologia mais voltadas a softwares (SIG), inovações na mecanização na AP, sensoriamentos, imagens de satélites, VANTs (asa móvel e fixa).

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jun. de 2017Olá, Dulcelio.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.