
É sempre importante buscar capacitação profissional, conhecimento técnico e informações atualizadas e constantes.
A inovação está na agenda do governo federal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, essa é uma prioridade dentro da política industrial da presidente Dilma Rousseff.
Um pacote de ações está sendo desenvolvido em conjunto com os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC – e deve ser apresentado em breve. Uma das medidas discutidas é proporcionar mais subsídios para parques tecnológicos e incubadoras de empresas, incluindo incentivos fiscais para impulsionar uma economia verde e criativa.
O objetivo é estimular o desenvolvimento de negócios que criem produtos baseados em conhecimento e inovação tecnológica, e estimular a interação entre as empresas e as universidades e centros de pesquisas.
De acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o sucesso de uma organização depende do valor que ela dá ao conhecimento tácito e codificado como insumo para o aprendizado e a inovação. Mesmo sendo a empresa o lócus do processo de inovação, a mesma não inova sozinha. As fontes de informações e conhecimento estão tanto fora como dentro, necessitando de articulação com os demais agentes”.
O empreendedorismo está ligado à inovação, e a informação, nesse contexto, é fator de diferenciação, por constituir insumo para a geração do conhecimento, aprendizado e competitividade. Nesse sentido, é sempre importante buscar capacitação profissional, conhecimento técnico e informações atualizadas e constantes.
A inovação é importante para que o Brasil possa ser mais competitivo no mercado global. Além disso, pode contribuir para reduzir a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, bem como estimular a competitividade e geração de empregos de alto valor agregado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.