WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inovação no cultivo de morangos recupera produtividade

Com o sistema de plantio de mudas de morango em sacos com substrato especial, os agricultores driblaram as doenças fúngicas e aumentaram a produtividade

Produção de Morango

 

No Brasil, a produção de morangos volta-se principalmente para o consumo in natura. Atualmente, os maiores produtores brasileiros de morango são Rio Grande do Sul e São Paulo. Ambos os estados possuem regiões com climas amenos, mais adequados para o cultivo. Se o morangueiro é cultivado em clima temperado, os morangos produzidos são de melhor qualidade, tornando-se mais doces, mais firmes e com sabor mais acentuado.

De acordo com o professor Afonso Peche Filho, do Curso CPT Produção de Morango, com essas características, certamente a demanda pelos morangos será maior e o lucro do produtor rural será garantido. Mas é preciso que o agricultor inove sempre, buscando meios de aperfeiçoar suas técnicas de cultivo.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, os agricultores de Feliz recuperaram sua produção de morangos, adotando o cultivo de morangos em estufas, onde as mudas são plantadas em um saco plástico contendo um tipo especial de substrato, sem que as plantas entrem em contato com o solo.

Este foi um meio inovador para evitar que mudas fossem acometidas por fungos ou outras doenças. Principais fatores que levam à baixa produtividade da cultura de morango, causando sérios prejuízos para o produtor.

Nesse sistema, as mudas podem ser cultivadas por dois ou três anos. Além disso, a colheita foi otimizada, pois os funcionários passaram a trabalhar em pé, com maior conforto. Tudo graças à ajuda financeira da prefeitura (R$1,8 mil por agricultor), que espera o aumento da produção de morangos e, consequentemente, o crescimento econômico do município.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: G1 e Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?