
No Brasil, a produção de morangos volta-se principalmente para o consumo in natura. Atualmente, os maiores produtores brasileiros de morango são Rio Grande do Sul e São Paulo. Ambos os estados possuem regiões com climas amenos, mais adequados para o cultivo. Se o morangueiro é cultivado em clima temperado, os morangos produzidos são de melhor qualidade, tornando-se mais doces, mais firmes e com sabor mais acentuado.
De acordo com o professor Afonso Peche Filho, do Curso CPT Produção de Morango, com essas características, certamente a demanda pelos morangos será maior e o lucro do produtor rural será garantido. Mas é preciso que o agricultor inove sempre, buscando meios de aperfeiçoar suas técnicas de cultivo.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, os agricultores de Feliz recuperaram sua produção de morangos, adotando o cultivo de morangos em estufas, onde as mudas são plantadas em um saco plástico contendo um tipo especial de substrato, sem que as plantas entrem em contato com o solo.
Este foi um meio inovador para evitar que mudas fossem acometidas por fungos ou outras doenças. Principais fatores que levam à baixa produtividade da cultura de morango, causando sérios prejuízos para o produtor.
Nesse sistema, as mudas podem ser cultivadas por dois ou três anos. Além disso, a colheita foi otimizada, pois os funcionários passaram a trabalhar em pé, com maior conforto. Tudo graças à ajuda financeira da prefeitura (R$1,8 mil por agricultor), que espera o aumento da produção de morangos e, consequentemente, o crescimento econômico do município.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: G1 e Wikipédia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.