WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inovação nas empresas, uma estratégia necessária

Os processos inovadores mudam os hábitos, as necessidades e as formas de consumo

Apenas um terço das empresas nacionais utiliza algum tipo de prática inovadora em sua gestão.

Inovação não tem limite, e ser empreendedor é inovar sempre. Logo, não é somente no início do negócio que o empresário deve ter “ideias de garagem”. O forte mito que inovação é algo muito técnico, trabalhoso e caro ainda afeta as pessoas, permitindo que poucas “abram as portas” para essa tendência.

De acordo com as estatísticas da Confederação Nacional de Indústria (CNI), um terço das empresas nacionais utiliza algum tipo de prática inovadora em sua gestão. Em 2009, a pesquisa da Global Entrepeneurship Monitor (GEM) relevou que 83,5% dos empreendedores iniciantes não pensam em inovar, enquanto apenas 11% deles consideram oferecer algum tipo de novidade ao mercado.

Na entrevista com Sérgio Tauhata Yhemine, editor da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, realizada pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ele diz que são os processos inovadores que mudam os hábitos das pessoas, as necessidades e as formas de consumo. “Hoje, você tem informações de todos os produtos. Por exemplo, se você entrar em uma loja interessado em alguma aquisição, basta acessar a internet pelo celular que você encontra várias resenhas críticas de diversos consumidores que compraram aquele aparelho”.

Essa mudança de comportamento dos consumidores tem trazido outras questões, como a sustentabilidade, que também devem ser analisadas pelos atuais empreendedores e pelos que almejam embarcar no mundo dos negócios. A presença do consumo consciente criou o conceito do metaconsumidor, sendo este mais sensível para essas questões e disposto a pagar a mais pelos produtos "verdes".

Para  Yhemine, uma empresa sustentável não é aquela que faz eventos de preservação como forma de compensar os impactos de sua atividade. “O dano já está dentro do modelo de negócio. As empresas precisam repensar suas estratégias de negócio. Elas têm que incorporar a sustentabilidade nos seus valores. Os consumidores querem que as empresas além de não poluir as águas, recuperem os rios”.

De acordo com pesquisas da GS & MD – Gouvêa de Souza, 53% dos brasileiros dizem comprar produtos e serviços de empresas social e ambientalmente responsáveis. Os consumidores brasileiros dizem estar dispostos a pagar, em média, 7,8% a mais por um produto sustentável.

Veja a entrevista na íntegra com Sérgio Tauhata Yhemine. Além de comentar sobre inovação e sustentabilidade, ele aborda a utilização das redes sociais como forma de alcançar o sucesso nos negócios.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!