WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Inmetro vai certificar produção integrada

Todos os produtos do setor agropecuário devem ser regulamentados

 

 A produção integrada procura usar menos pesticidas e fertilizantes.

A sustentabilidade do meio ambiente, a segurança alimentar, a viabilidade econômica e a rastreabilidade do ciclo produtivo são as bases da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil). Esse sistema foi implantado em 2001 e prevê a introdução de tecnologias que gerem a certificação e aumentem a competitividade, e procurem usar menos pesticidas e fertilizantes.

Qualquer um pode aderir ao programa, no entanto é preciso seguir as exigências à risca. A publicação das normas é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, mas as certificações são geradas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De agora em diante, os produtores que quiserem aderir à certificação de produção integrada já encontram  um regulamento. O Inmetro publicou a portaria que regula o Programa de Avaliação da Conformidade da Produção Integrada para qualquer produto agropecuário brasileiro.

A regra anterior considerava apenas frutas e agora serve para todos os produtos. Quem já era certificado antes dessas novidades terá um ano para se adaptar. Uma das mudanças é que os produtores de qualquer porte podem obter certificação em grupo. Além disso, não será mais necessário pagar pelo número de série emitido pelo Inmetro.

O doutor em Produção Vegetal Lino Roberto Ferreira, professor do curso Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que esse tipo de produção é benéfico porque alia baixo custo de produção à qualidade no produto final e ao baixo impacto no ambiente.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!