Os ambientes urbanos têm concentrado um número cada vez maior de pessoas. Isso, ligado ao crescimento desordenado e acelerado, tem provocado uma série de mudanças no ambiente. Cerca de 80% da população mundial vive em áreas urbanas e o desenvolvimento dessas tem acontecido de forma pouco planejada, com conflitos institucionais e tecnológicos. A tendência, então, é o caos.
Nesse cenário são comuns a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, por causa do saneamento inadequado, e inundações urbanas, consequentes das ocupações de áreas de risco. A drenagem mal realizada, a distribuição de material sólido de maneira imprópria, bem como os processos erosivos e assoreamento dos rios, são outros exemplos de processos relacionados a impactos diversificados ao longo do tempo, que causam danos à cidade.
O impacto urbano não é apenas resultado de uma determinada ação sobre o ambiente, é a relação de mudanças sociais e ecológicas em movimento. Por isso, é necessária a elaboração de um projeto urbanístico que considere diversos aspectos, de forma sustentável. A perspectiva de desenvolvimento sustentável tem influenciado as formas planejadas de apropriação e uso do meio ambiente, de acordo com critérios de crescimento populacional e econômico, que restringem a pressão sobre o meio físico e perseguem modelos de eficiência e equidade na distribuição de recursos.
De acordo com o professor Elias Silva, no curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a sustentabilidade associa-se às condições de reprodução da legitimidade das políticas e das condições de construção da base material das cidades. É preciso, para isso, que haja uma gestão que reflita efetivamente as condições sociais. A gestão correta de recursos ambientais urbanos implica uma construção social em que o Estado-governo compartilhe com a sociedade civil as responsabilidades das decisões e execuções”.
Análises de estruturação e desenvolvimento no espaço, em face das mudanças promovidas por fatores internos e externos, são fundamentais à compreensão da distribuição sócio-espacial dos custos e benefícios. Dessa forma, é possível amenizar efeitos causados pela má apropriação dos recursos naturais.
Amanhã é o Dia do Meio Ambiente, e após todas as informações apresentadas durante a semana, gostaríamos de propor uma reflexão sobre sua consciência ambiental. Acesse o link http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/calculadora, faça o teste e saiba mais sobre como contribuir para diminuir os impactos ambientais, melhorando seus hábitos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

anny caroline
25 de set. de 2014Isso é muito importante para não fazerem isso com o meio ambiente.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set. de 2014Olá, Anny Caroline!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

joão victor
10 de dez. de 2012Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de dez. de 2012Olá, João Victor!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos