WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Impactos ambientais problematizam ainda mais o crescimento urbano desordenado

Saneamento inadequando, apropriação indevida de encostas e poluição do ar são impactos ambientais causados em áreas urbanas

 

A principal fonte de poluição do ar nas regiões urbanas, 98% do total, são os veículos automotores.

 

Os ambientes urbanos têm concentrado um número cada vez maior de pessoas. Isso, ligado ao crescimento desordenado e acelerado, tem provocado uma série de mudanças no ambiente. Cerca de 80% da população mundial vive em áreas urbanas e o desenvolvimento dessas tem acontecido de forma pouco planejada, com conflitos institucionais e tecnológicos. A tendência, então, é o caos.

Nesse cenário são comuns a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, por causa do saneamento inadequado, e inundações urbanas, consequentes das ocupações de áreas de risco. A drenagem mal realizada, a distribuição de material sólido de maneira imprópria, bem como os processos erosivos e assoreamento dos rios, são outros exemplos de processos relacionados a impactos diversificados ao longo do tempo, que causam danos à cidade.

O impacto urbano não é apenas resultado de uma determinada ação sobre o ambiente, é a relação de mudanças sociais e ecológicas em movimento. Por isso, é necessária a elaboração de um projeto urbanístico que considere diversos aspectos, de forma sustentável. A perspectiva de desenvolvimento sustentável tem influenciado as formas planejadas de apropriação e uso do meio ambiente, de acordo com critérios de crescimento populacional e econômico, que restringem a pressão sobre o meio físico e perseguem modelos de eficiência e equidade na distribuição de recursos.

De acordo com o professor Elias Silva, no curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a sustentabilidade associa-se às condições de reprodução da legitimidade das políticas e das condições de construção da base material das cidades. É preciso, para isso, que haja uma gestão que reflita efetivamente as condições sociais. A gestão correta de recursos ambientais urbanos implica uma construção social em que o Estado-governo compartilhe com a sociedade civil as responsabilidades das decisões e execuções”.

Análises de estruturação e desenvolvimento no espaço, em face das mudanças promovidas por fatores internos e externos, são fundamentais à compreensão da distribuição sócio-espacial dos custos e benefícios. Dessa forma, é possível amenizar efeitos causados pela má apropriação dos recursos naturais.

Amanhã é o Dia do Meio Ambiente, e após todas as informações apresentadas durante a semana, gostaríamos de propor uma reflexão sobre sua consciência ambiental. Acesse o link http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/calculadora, faça o teste e saiba mais sobre como contribuir para diminuir os impactos ambientais, melhorando seus hábitos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

anny caroline

25 de set. de 2014

Isso é muito importante para não fazerem isso com o meio ambiente.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2014

Olá, Anny Caroline!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joão victor

10 de dez. de 2012

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2012

Olá, João Victor!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?