
O desperdício vergonhoso de alimentos em nosso país estimula os profissionais da culinária brasileira a inovar em seus pratos, mas com responsabilidade e economia. Indignados com os mais de 39 milhões de quilos de alimentos lançados ao lixo no Brasil, alguns chefs já adotaram um cardápio eficiente e sustentável, que substitui e condensa a alimentação escolhida pelos clientes.
Com isso, os custos dos restaurantes e hotéis diminuem consideravelmente, o que aumenta a lucratividade do negócio, além criar nas pessoas a consciência social do não desperdício de comida em um país onde tantos passam fome.
Além disso, a grande demanda por alimentos saudáveis e de qualidade, assim como a sensibilidade dos clientes que buscam o consumo sustentável, geram a necessidade imediata de os restaurantes e hotéis readaptarem os seus cardápios.
Para criar um cardápio eficiente e sustentável é bastante simples. Basta estruturar as receitas com ingredientes cruzados, para que surjam condições favoráveis na elaboração dos pratos (com alto padrão de qualidade e refinado sabor), sem haver desperdício de alimentos.
Entretanto, é preciso planejamento e criatividade dos profissionais da cozinha. Muitos restaurantes e hotéis contam com nutricionistas para ajudar os chefs na elaboração dos cardápios. Com isso, muitos chefs passaram a usar em seus pratos ingredientes leves e temperos que agradam a todos os paladares.
As porções individuais também foram agregadas a cardápio, para reduzir ainda mais a produção de lixo orgânico. Alguns menus possuem apenas cinco variedades de carnes, cinco acompanhamentos, quatro tipos de massas e risotos, quatro tipos de hambúrgueres e duas opções de saladas. Mesmo condensado, o cardápio consegue agradar a todos os clientes!
Portanto, diga não ao desperdício! Adote em seu restaurante ou hotel um cardápio criativo e sustentável!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Revista Hotelnews.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.