Na horta vertical é possível plantar manjericão, coentro, camomila, alface, hortelã, mostarda, tomilho e tomate.
Ter uma horta caseira é o desejo de muitas pessoas que querem consumir alimentos saudáveis e orgânicos. O problema é que, atualmente, muitos moram em apartamentos e não têm espaço para cultivar hortaliças. Foi pensando nisso que duas nova-iorquinas, Britta Riley e Rebecca Bray, desenvolveram o projeto Windowfarms (fazendas de janela, em tradução livre).
Esse tipo de produção é realizado com material reciclável, utilizando o método hidropônico. Garrafas pet colocadas na janela, tubos de irrigação e um equipamento denominado “air bump”, responsável por bombear a água, compõem a horta vertical, na qual é possível plantar manjericão, coentro, camomila, alface, hortelã, mostarda, tomilho e tomate. O primeiro sistema testado produziu 25 hortaliças.
Tudo isso só é possível por meio do uso da solução nutritiva. O professor Dr. Quirino Carmello, no curso Hidroponia – Solução Nutritiva, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produção Técnicas explica que “no cultivo hidropônico, o solo é substituído em sua função mais complexa, a de fornecedor de nutrientes minerais, desempenhada pela solução nutritiva. Por essa razão, pode-se dizer que os aspectos nutricionais são a base para o sucesso da hidroponia. A composição ideal de uma solução nutritiva depende não somente da concentração dos nutrientes mas, também, de outros fatores como, por exemplo, o tipo de sistema, o ambiente, a época do ano , a espécie vegetal e o cultivar em produção”.
O projeto, que teve início em fevereiro de 2009, conta com a participação de pessoas interessadas em melhorar e ampliar os métodos e o design da horta em todo o mundo, por meio da partilha de suas experiências via internet. A comunidade já conta com 13 mil pessoas, que fizeram download das instruções e estão construindo suas fazendas na janela.
Entre as motivações das criadoras estão o fomento para a inovação de ideias sustentáveis e para a reciclagem. Além disso, possibilita um melhor relacionamento entre homem e natureza, bem como a experiência de uma das primeiras habilidades humanas, praticamente perdida, o prazer de cultivar o próprio alimento. E o melhor é que ele pode ser plantado e colhido o ano inteiro, independente da estação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

maria neide
6 de set. de 2012Obrigada. Adorei a criatividade o meio ambiente também.

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set. de 2012Olá, Maria Neide!
Que bom que gostou da notícia!
Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos