
Graças ao decreto nº 63.461/68, o dia do motorista foi oficializado. A data comemorativa é uma homenagem a São Cristóvão, protetor e padroeiro dos motoristas no Brasil. Desde então, o dia 25 de julho tornou-se um dia de conscientização de todos quanto aos deveres dos motoristas na direção dos veículos. Afinal, o trânsito é um dos principais causadores de acidentes fatais em todo o mundo.
Sobre São Cristóvão, padroeiro dos motoristas
A lenda conta que Cristóvão deixou sua vida de luxo para seguir o cristianismo. Para pregar a palavra de Cristo, o santo passou parte de sua vida a transportar pessoas em suas costas, para ajudá-las a atravessar o rio. Um dia, um menino pediu sua ajuda, mas, assim que Cristóvão o colocou nas costas, o peso passou a aumentar gradativamente. Foi então que o garoto lhes disse que ele carregava mais que o mundo inteiro, ele carregava Jesus, a quem fielmente servia.
Atualmente, tamanha é a fé em São Cristóvão que motoristas das mais diversas regiões do país o veneram e celebram o dia 25 com alegria. Muitos levam sua imagem em terços para que o santo os proteja durante as viagens. Independentemente da veracidade dos fatos ou não, o importante é a preocupação dos motoristas com a segurança no trânsito e nas estradas. A imprudência e irresponsabilidade de muitos já deram fim a muitas vidas.
Prática de direção defensiva
Por isso, é essencial ser um motorista consciente e cauteloso, que pratica a direção defensiva para evitar acidentes, ainda que diante de ações insensatas de outros motoristas ou condições adversas no trânsito. Na verdade, essa boa prática melhora a ação do homem no trânsito, pois permite uma direção mais segura e reduz as probabilidades de acidentes, tão comuns na atualidade.
Deveres do motorista
->Antecipar-se diante de situações perigosas e sempre se manter atento;
->Garantir boas condições de funcionamento do veículo;
->Evitar dirigir quando cansado, sonolento ou sob efeito de álcool ou drogas;
->Agir com rapidez em situações de perigo;
->Obedecer às leis de trânsito em qualquer local e horário;
->Lembrar de usar o cinto de segurança e os equipamentos obrigatórios;
->Atentar-se a tudo o que ocorre à sua volta e ver se os outros veem o seu veículo.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Calendarr e Prefeitura Municipal de Porto Feliz (SP).
Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Motorista Particular, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Plácido Soares, advogado e consultor de segurança.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.