
“A produção de resíduos sólidos em nossas cidades é crescente, o que torna a área de limpeza urbana cada vez mais importante e necessária. Se não fosse o gari, por exemplo, não teríamos nossas ruas, praças e avenidas limpas, pois é ele o responsável por coletar e dar o destino adequado ao lixo urbano”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso a Distância CPT Gerenciamento de Limpeza Urbana, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.
Como reconhecimento da importância desse profissional para a população brasileira, o Grupo CPT vem homenagear os garis de todo o país. Infelizmente, eles passam despercebidos pela sociedade, mesmo sendo essenciais para a manutenção do nosso bem-estar e conforto. O seu empenho, zelo e capricho na limpeza urbana permitem que todos nós possamos usufruir de uma cidade limpa e aprazível, onde nossas crianças possam brincar tranquilamente pelas ruas.
Muitos não sabem, mas o dia do gari surgiu para homenagear Aleixo Gary, empresário francês que, em 1876, foi responsável pelo contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza do Rio de Janeiro. O trabalho consistia na coleta de lixo das praias e das residências, além do transporte dos resíduos para a Ilha de Sapucaia. Em 1891, o contrato foi extinto, mas Luciano Gary, primo de Aleixo, garantiu sua renovação.
Após várias décadas, em 16 de maio de 1962, a categoria profissional gari foi reconhecida. Daí comemorarmos o dia do gari nessa marcante data. Parabéns a todos por tornarem nossa cidade um ótimo lugar para se viver!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Guia dos Curiosos e Guia Medianeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.