WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene vocal ajuda a evitar a disfonia

Os distúrbios mais comuns que provocam alteração na voz e que precisam de tratamento são: os nódulos, pólipos, paralisia e o câncer

O que mais afeta aqueles que utilizam a voz profissionalmente é a disfonia, conhecida popularmente como rouquidão.

Ter uma bela voz não é somente para aqueles que, por bênção divina, nasceram dotados de um compassado grave modulado. Algumas técnicas e, principalmente, a higiene vocal, ajudam na harmonia, dicção, articulação e interpretação para adquirir um bom padrão de voz.

O que mais afeta aqueles que utilizam a voz profissionalmente é a disfonia, conhecida popularmente como rouquidão. O problema é, na verdade, um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da fala. Esse desajuste é mais frequente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz, diariamente e de forma incorreta.

As emoções também influenciam e são responsáveis por mudanças na voz. Sentimentos fortes como raiva, ansiedade e alegria podem repercutir, provocando uma disfonia funcional. Algumas, cujo diagnóstico foi tardio ou não foram bem tratadas, podem evoluir de forma a provocar lesões secundária nas pregas vocais.

De acordo com a fonoaudióloga Flávia Siqueira de Oliveira Rosa, no curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,   os distúrbios mais comuns que provocam alteração na voz e que precisam de tratamento são: os nódulos e pólipos, que são tumores benignos, a paralisia, que ocorre devido a uma lesão nervosa, e o câncer, que é um tumor maligno com maior ocorrência nos fumantes.

“Os distúrbios da comunicação correspondem a uma série de alterações que podem prejudicar, em graus variados, o desenvolvimento da oralidade. Alguns desajustes são tão fortes que chegam  a atingir a audição, a linguagem, a fala, a voz e a motricidade oral. E isso pode ocorrer em qualquer idade”, afirma a fonaudióloga.

Todos precisam ter cuidados com a voz, mas quem a utiliza profissionalmente necessita ainda mais, pois deve manter sempre a integridade vocal. Algumas precauções podem ser feitas para se evitar os distúrbios.  A professora Flávia Rosa cita algumas, como “evitar tomar líquidos gelados, mas beber  água constantemente. Cuidar da saúde bucal e dentária e evitar cigarros, pois é um dos grandes inimigos da voz”.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?