WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene na manipulação dos alimentos combate os micro-organismos

Os cuidados são essenciais, pois em virtude da umidade e do calor ambiente, as cozinhas são o lugar ideal para fungos e bactérias proliferarem

O confeiteiro deve trajar uniforme, calçados, meia, usar máscara, prendedor e touca nos cabelos.

A higiene no ramo da alimentação deve ser absoluta. Quem manipula a comida precisa trajar uniforme, calçados, meia, usar máscara, prendedor e touca nos cabelos. No momento de preparar bolos e tortas, o confeiteiro não utiliza anéis, relógios e pulseiras. Esse profissional deve sempre estar com as unhas aparadas e sem esmalte.

Esses cuidados são essenciais, pois em virtude da umidade e do calor ambiente, as cozinhas são o lugar ideal para fungos e bactérias proliferarem. As informações sobre o combate aos micro-organismos precisam ser passadas aos funcionários, conscientizando-os de suas responsabilidades.

Algumas atitudes importantes, de acordo com a professora Vanessa Campos, no curso Como Fazer Tortas de Vitrine, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é “usar instrumentos diferentes para manipular alimentos crus e cozidos, armazenar a matéria-prima agrupando-a por tipos e sempre bem tampada, estocar em lugares secos, usando a regra, 'o que entra primeiro sai primeiro'”.

Outro aspecto que merece atenção é quanto à conservação da torta durante a preparação. “É importante que, entre as etapas, enquanto se espera a confecção da calda, ou do recheio, por exemplo, nenhum alimento fique exposto ao ar, sem refrigeração”, diz a professora Campos no curso, que foi coordenado por ela.

Os resíduos do processamento de tortas são as principais fontes de nutrientes para o desenvolvimento de bactérias. Por isso, é necessário a constante higienização do local e dos equipamentos para evitar as contaminações. Ela é fundamental para a saúde do consumidor e credibilidade para a empresa que produz o alimento.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Fazer Tortas de Vitrine

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!