WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Grupo faz sucata virar arte

Projeto reaproveita materiais para criar figurinos, objetos de decoração e cenários de filmes

 

 Qualquer material pode virar artesanato.

Vestidos, CDs velhos, sapatos com apenas um pé e até placas de ônibus podem virar arte nas mãos do grupo Usina da Alegria Planetária. O grupo de Cotia, SP, possui 12 artistas empenhados em transformar sucatas em peças artísticas. O time é formado por educadores, cineastas, produtores e arquitetos, que ensinam a atividade nas comunidades mais pobres da região.

A artista plástica catarinense Kabila Aruanda já trabalhou no teatro, na televisão, no cinema e é a idealizadora da iniciativa. Para ela, apesar de toda essa experiência, trabalhar em um projeto comunitário sempre foi um sonho. Como os amigos se identificaram com a ideia, em pouco tempo se tornou um espaço integrado de vários ateliês.

Nas oficinas, os alunos aprendem a reformar e reaproveitar quase tudo, inclusive móveis, eletrodomésticos, enfim, muita coisa. No espaço, é possível encontrar de tudo um pouco espalhado pelo chão. Desde objetos doados até o que é encontrado na rua. O que é criado é usado para decorar a própria usina e serve como cenário e figurinos em filmes e em peças teatrais.

Atualmente a equipe está fazendo o figurino do filme “Rendas no ar”, que deve estrear em 2012. As roupas são feitas de retalhos e outros materiais. Outra atividade é a confecção de sacolas ecológicas com peças de vestuário usadas e pedaços de panos. O dinheiro da renda fica para a própria entidade. Até o fim do ano, o grupo pretende inaugurar uma nova sede e ampliar o projeto para aulas de dança, teatro e cinema na comunidade.

A professora Wânia Simões de Alencar, do curso Artesanato em Palha de Milho, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que ações assim ajudam a melhorar a vida das pessoas. Ela acrescenta que qualquer um pode aprender a fazer arte e artesanato, desde que se empenhe para isso.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!