O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou que o governo federal irá lançar até o fim da semana um plano safra destinado à piscicultura. Deverão ser utilizados mais de R$ 6 bilhões de reais para estimular a produção e a comercialização dos peixes, bem como a capacitação dos produtores e pescadores.
Segundo o ministro, o objetivo é fazer o Brasil deixar de importar pescados para passar a exportar. Ele destacou que, enquanto na maioria dos países desenvolvidos o peixe é a carne mais consumida, no Brasil ela fica em último lugar.
O anúncio foi feito no lançamento da 9ª Semana do Peixe em Brasília, que tem como slogan este ano "Pescado: dá água na boca e faz bem para a saúde". O evento pretende estimular o consumo da carne de peixe no Distrito Federal.
O ministro Crivella ressaltou que a carne de peixe "pode ser feita de mil formas, com receitas que surpreendem a família. Tem a vantagem de possuir baixo teor de gordura e contém ômega 3, que é muito bom para a saúde".
O Brasil produz cerca de 1,2 milhão de toneladas de peixe por ano, produção que cresceu cerca de 25% nos últimos 8 anos. Esse número se deve principalmente ao aumento da criação em tanques. No entanto, o consumo ainda é bem baixo em comparação ao de carne bovina e de frango.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jonas Santos Xavier
5 de dez. de 2021quero participar do curso de piscicultura.

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan. de 2022Oi, Jonas! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site! :)
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações relevantes sobre o curso!
Abraços!
Lorena

Walmir Barbosa Marques
2 de dez. de 2019Boa noite! Preparei três tanques e quero fortalecer meu projeto de forma sustentável o que fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de dez. de 2019Olá,Walmir Barbosa
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Sugerimos que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

ailton silva
2 de jan. de 2013Bom dia eu tenho 9 tanques e gostaria de entrar nesse plano do governo,como eu faço!!!

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jan. de 2013Olá, Ailton!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
A presidente Dilma, no dia 25 de outubro de 2012, lançou o “Plano Safra de Pesca e Aquicultura”, que consiste em destinar R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, modernização da pesca e fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro, com a finalidade de produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014.
O público-alvo deste plano será aquicultores familiares e comerciais, pescadores artesanais, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor.
Linhas especiais de crédito serão concedidas a pescadores e aquicultores familiares, mulheres pescadoras e aquicultoras, marisqueiras e jovens empreendedores, cooperativas e associações. A ideia é gerar renda e emprego para milhares de brasileiros e ofertar um alimento saudável à população.
Para saber como participar do Plano Safra, recomendamos que procure o BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social da sua cidade ou região, para ter mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos